Japão celebra aprovação dos novos elementos da tabela periódica

Os nomes foram aprovados hoje e inclui o Nihonium, uma referência à palavra Nihon, que significa Japão.
Novos elementos da tabela periodica Foto Stockvault
Novos elementos da tabela periódica (Foto: Stockvault)

Os nomes propostos para quatro novos elementos da tabela periódica foram aprovados nesta quinta-feira (1), incluindo o Nihonium, uma referência à palavra Nihon, que significa Japão e tem como símbolo Nh, com número atômico 113.

A existência do Nihonium, primeiro elemento colocado em evidência na Ásia, havia sido demostrada em três oportunidades entre 2004 e 2012 por Kosuke Morita, professor da Universidade de Kyushu (sudoeste do Japão).

Novo elemento japonês Nihonium (Foto: CBC)
Novo elemento japonês Nihonium (Foto: CBC)

Os nomes foram propostos em junho e aprovados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC na sigla em inglês) e a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP).

Entre os quatro novos elementos está o Moscovium, que ocupa o número 115 na tabela com o símbolo Mc. O nome é uma referência a Moscou e a paternidade corresponde a pesquisadores russos e americanos.

Os outros dois elementos são o Tennessine, em homenagem aos institutos de pesquisas do Tennessee, nos Estados Unidos, com número 117 na tabela e cujo símbolo é o Ts, e o Oganesson (Og, 118), em referência ao físico nuclear russo Yuri Oganesián. Foram descobertos por laboratórios da Rússia e Estados Unidos, segundo um comunicado da (IUPAC).

A tabela periódica dos elementos, também conhecida como tabela de Mendeleyev, em homenagem ao russo Dmitri Mendeleyev, que criou a primeira versão em 1869, reúne os elementos químicos classificados em função de sua composição e suas propriedades.

Com informações da Agência France Presse (AFP).

Total
0
Shares
Previous Article
Toyota Corolla 2016 Foto Divulgacao

Toyota confirma que vai nacionalizar motor do Corolla

Next Article
Dolar Foto Full HD Pictures Free 900x600 YA 03 02 2016

Dólar dispara e fecha no maior nível em 5 meses e meio

Related Posts