Ciência e Saúde

Japão confirma 5º surto de gripe aviária desde o início do inverno

O vírus pertence à cepa H5N8 e levou ao sacrifício de 73 mil aves na província de Saga, sudeste do Japão.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês confirmou nesta segunda-feira (19) mais um surto do vírus da gripe aviária no país, o quinto surto desde o início do inverno. De acordo com o anúncio, “o vírus de uma cepa altamente patógena de gripe aviária foi detectado em uma fazenda no sudeste do país”.

As autoridades da província de Saga, na ilha de Kyushu, anunciaram que o vírus pertence à cepa H5N8. Mediante a isso, foram sacrificados cerca de 73 mil aves das duas fazendas afetadas pelo surto, na cidade de Arita.

O governo local aplicará durante as próximas 72 horas as medidas de prevenção estabelecidas para evitar novos contágios, como a desinfecção em outras fazendas da região ou a proibição de transportar aves e ovos em um raio de três quilômetros em torno do local afetada.

Esse é o quinto surto de gripe aviária no Japão desde que começou o inverno. Os casos anteriores ocorreram nas prefeituras de Okayama (oeste), dois em Yamaguchi (sudoeste) e Miyazaki (oeste), todos com a detecção da cepa H5N8.

No último dos surtos, o de Okayama, foram sacrificadas 200 mil aves, enquanto os outros três obrigaram o sacrifício de mais de 80 mil.

(Com informações da Agência Kyodo e Globo Rural)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*