Japoneses criam técnica em 3D que mostra o desenvolvimento do câncer

Nova técnica ajudará a explicar o processo de metástase do câncer, proporcionando um melhor tratamento contra a doença.
Desenvolvimento de cancer Foto Distribuicao Hiroki Ueda UTokio
Foto: Distribuição/Hiroki Ueda/UTokio

A forma como cada célula cancerígena se espalha pelo corpo agora pode ser acompanhada graças a uma técnica desenvolvida por pesquisadores no Japão.

Cientistas da Universidade de Tóquio e do Centro de Biologia Quantitativa Riken injetaram em um camundongo um tecido cancerígeno, modificado para ter uma aparência fluorescente.

Em seguida, eles deixaram a doença avançar até usar substâncias químicas que fizeram o corpo e os órgãos internos do rato parecerem transparentes.

Assim, conseguiram acompanhar, escanear e detectar com clareza a localização do tecido canceroso, como mostra o vídeo acima.

Os tecidos normais aparecem em verde, enquanto o câncer aparece em pontos cor-de-rosa.

Os cientistas dizem que essa tecnologia pode ajudar a explicar como a doença se espalha.

A propagação do câncer no corpo é um processo crítico chamado de metástase. O tumor evolui e partes dele se separam, viajam pela corrente sanguínea e invadem novos tecidos.

É mais fácil conter e curar o câncer antes desse processo.

Até agora, a pesquisa foi feita com camundongos, mas mostras de tecido humano já começaram a ser utilizadas.

Os especialistas esperam que um conhecimento mais aprofundado sobre como a metástase acontece possa abrir portas para novos tratamentos.

Tecnologia 3D contra o câncer
O estudo, publicado na revista científica “Cell Reports”, descreve como o câncer cresce nos pulmões, intestinos e fígado do camundongo antes de se espalhar pelo corpo inteiro.

“As imagens revelam colônias cancerosas com detalhe suficiente para calcular seus formatos, volumes e distribuições — características cruciais para diferenciar os padrões de metástase”, explica Hiroki Ueda, um dos pesquisadores.

“Agora estamos aplicando essa tecnologia a amostras clínicas humanas”, disse à BBC. “Espero que essas imagens em 3D de amostras humanas facilitem o diagnóstico e o tornem mais preciso no futuro próximo.”

Além disso, acredita-se que a técnica poderia ser aplicada a outras áreas de estudo, como por exemplo o padrão de comportamento das células de pacientes com doenças autoimunes.

Assista ao vídeo com as imagens em 3D do estudo dos pesquisadores japoneses:

Da BBC News

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto na costa de Fukushima em 20 07 2017 Foto JMA

Terremoto de magnitude 5,6 atinge o nordeste do Japão

Next Article
Relogio grand seiko em ouro rosa 01

Grand Seiko apresenta relógio inspirado no céu do Japão

Related Posts