Ciência e Saúde Serviços

III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em São Paulo

Hospital Santa Cruz | Foto: Divulgação

O simpósio é organizado pelo Hospital Santa Cruz em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba.

O Hospital Santa Cruz (HSC), em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), no leste do Japão, realiza no próximo dia 11 de janeiro o III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão, que acontece no auditório do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, das 8h às 18h.

Em 2016, o Hospital Santa Cruz realizou o I Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em parceria com a Universidade de Osaka. No início de 2017, a segunda edição foi em conjunto com a Universidade de Tsukuba e a Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, e esta terceira edição reforça o compromisso que o Hospital Santa Cruz tem em promover a disseminação de conhecimento e contribuir com o desenvolvimento do serviço de saúde no país. Além dos simpósios, o HSC também firmou um acordo com a Universidade de Tsukuba e realizam intercâmbios médicos de diversas áreas, trazendo avanços significativos para a medicina e melhorando a qualidade de atendimento à população.

“A Universidade de Tsukuba é um dos principais centros de referência nos campos da medicina e pesquisa científica no mundo, e termos a possibilidade de compartilhar essas informações é de suma importância para os médicos brasileiros, que podem ter acesso às técnicas diferenciadas, enriquecendo os diagnósticos e tratamentos em diferentes instâncias. Estamos honrados em receber mais uma vez especialistas renomados, que além de participarem do simpósio também estarão presentes durante uma semana em atividades junto a nossa equipe, trocando experiências”, declara Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

O Prof. Dr. PhD. Minoru Akiyama, Chefe do Centro Médico Internacional do HUT, fará a abertura do simpósio e abordará a importância da cooperação técnica internacional na área médica, com casos da Universidade de Tsukuba e da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Na área de Oftalmologia, estarão presentes no evento, médicos especialistas do Japão – Dr. Fumiki Okamoto, Chefe do Setor de Retina do HUT, e Dr. PhD. Sujin Hoshi – que abordarão a temática ‘Panorama de atuação no Japão em Oftalmologia nas áreas de plástica ocular e retina cirúrgica’.

O Dr. Sujin Hoshi apresentará o uso do endoscópio do ducto nasolacrimal, aparelho ainda não disponível no Brasil, mas largamente utilizado no Japão. O médico-especialista explicará como o endoscópio serve para o diagnóstico e até tratamento em casos específicos de obstrução das vias lacrimais. Já o Dr. Fumiki Okamoto, apresentará o panorama das cirurgias vitreorretinianas realizadas no Japão e mostrará as inovações relacionadas ao desenvolvimento de componentes de vítreo artificial.

Segundo a Dra. Tatiana Tanaka, coordenadora do simpósio da área de oftalmologia e diretora do Santa Cruz Eye Institute – Oftalmologia do Hospital Santa Cruz, essa interação abre novos horizontes, uma vez que os especialistas japoneses estão trazendo novas técnicas de cirurgia da mácula e de desobstrução do ducto nasolacrimal. “Sem dúvida as novidades são de grande relevância para a classe médica, pois a interação poderá inovar e ampliar as técnicas para o tratamento de oftalmologia em todo o país”, afirma.

Nas palestras sobre Gastroenterologia, os médicos Prof. Dr. PhD. Yuji Mizokami, Diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, e o Dr. PhD. Toshiaki Narasaka, Vice-diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, abordarão o tema ‘Estado atual do diagnóstico e tratamento do câncer gastrointestinal no Japão’. O Prof. Mizokami falará sobre o diagnóstico e tratamento dos cânceres precoces colorretal e de esôfago, enquanto o Dr. Narasaka abordará o diagnóstico e o tratamento do câncer gastrointestinal precoce e a endoscopia transnasal, exame via nasal sem anestesia.

Dr. Luis Maruta, coordenador do simpósio da área de gastroenterologia e Chefe de Endoscopia do Hospital Santa Cruz, explica que os especialistas do Hospital da Universidade de Tsukuba transmitirão aos médicos presentes novos procedimentos de endoscopia e colonoscopia, com o objetivo da prevenção dos cânceres de estômago, esôfago e colorretal. No Japão, 50% dos casos de câncer de estômago são tratados por endoscopia, sem a necessidade de cirurgia, pois há uma prevenção maior por meio de exames regulares a partir dos 50 anos de idade. Já no Brasil, somente é diagnosticado 25% dos casos na fase inicial. “Tenho certeza que o simpósio trará aos médicos brasileiros relevantes informações técnicas de como rastrear e identificar o câncer precocemente, para tratarmos de forma menos invasiva nossos pacientes, assim como é realizado no Japão”, complementa.

Serviço
Evento: III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão
Hospital Santa Cruz e Hospital da Universidade de Tsukuba
Data: 11 de janeiro de 2018
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Hospital Santa Cruz
Endereço: Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Idioma oficial do evento: inglês
Realização: Hospital Santa Cruz e Hospital da Universidade de Tsukuba
Vagas limitadas e inscrições gratuitas: (11) 5080-2062 | cam@hospitalsantacruz.com.brWebsite: http://www.hospitalsantacruz.com.br

* Conteúdo divulgado pela empresa A4&Holofote Comunicação e sugerido ao Mundo-Nipo que, por sua vez, não é responsável pelo material.

Comentários