Japão permite fertilização in vitro a casais com união de fato

Até então, o método estava ao alcance somente de casais legalmente casados.

Do Mundo-Nipo

A associação médica japonesa decidiu permitir a fertilização in vitro de casais com união de fato (união estável), um método que até então estava ao alcance somente de casais legalmente casados, informou neste domingo (22) a emissora pública ‘NHK’.

 

Fertilização in vitro (Imagem: Medicina.org)
Também será permitido que os óvulos ou óvulos fecundados dos casais sejam armazenados (congelados) para uso futuro dos mesmos (Imagem: Medicina.org)

 

O organismo médico competente, a Sociedade Japonesa de Obstetrícia e Ginecologia, anunciou a decisão no sábado, após uma reunião geral dos membros, decidindo então modificar a legislação até agora vigente, conforme noticiou a emissora japonesa.

Deste modo a legislação aprovada em 1983 é modificada, que só permitia o recurso à fecundação assistida aos casais casados no civil, que é a única forma legal de união reconhecida no Japão.

Os membros concluíram que “havia chegado a hora de mudar a regra”, levando em conta que as formas de união entre casais “estão se diversificando” no Japão. Além disso, também será permitido que os óvulos ou óvulos fecundados dos casais sejam armazenados (congelados) para uso futuro dos mesmos, segundo assinalou um porta-voz do organismo à ‘NHK’.

 

Sobre a fertilização in vitro – Texto do Dr. Drauzio Varella:

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na colocação, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um número significativo de espermatozoides, 50 a 100 mil, ao redor de cada ovócito II, procurando obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.

A técnica de fertilização in vitro (FIV) iniciou uma nova era da medicina reprodutiva quando, em 1998, resultou no nascimento do primeiro “bebê de proveta”, no Brasil. Desde então, o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado taxas de sucesso progressivamente maiores, garantindo o sucesso na realização do sonho de muitos casais.

Inicialmente restrita às mulheres com obstruções das trompas, hoje a FIV é utilizada como opção terapêutica para casais com fatores masculino, imunológico, ovariano e com endometriose, entre outras causas.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Doraemon vai estrear na TV dos EUA

Next Article

Cerca de 55,4% dos japoneses se opõem ao exercício da auto-defesa coletiva

Related Posts