São Paulo inicia hoje testes de “pílula do câncer” em humanos

Nesta primeira fase, dez pacientes receberão o tratamento com a fosfoetanolamina sintética.
Pilulas de fosfoetanolamina sintetica Foto Creataive Commons Y7R672 900x600 Tiny
Pílulas de fosfoetanolamina sintética (Foto: Creative Commons)

Os testes clínicos com a fosfoetanolamina sintética, medicação, conhecida como pílula do câncer, para tratamento do câncer, começam nesta segunda-feira (25) na cidade de São Paulo, segundo informou hoje a imprensa brasileira.

De acordo com a Agência Brasil, nesta primeira fase, dez pacientes receberão a medicação. Eles serão monitorados por uma equipe multiprofissional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Posteriormente, serão testados mais 21 pacientes para dez tipos de tumores: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto, colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado. Se os resultados se mostrarem positivos, serão incluídos novos pacientes, até o limite máximo de mil pessoas.

Os testes foram aprovados na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde. A Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial da secretaria de Saúde do estado, forneceu as cápsulas da substância para realização da pesquisa.

Segundo a Secretaria de Saúde, o pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos Gilberto Chierice vai acompanhar todo o processo.

A fosfoetanolamina sintética foi estudada por Chierice, enquanto ele ainda estava ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da universidade. Algumas pessoas tiveram acesso às cápsulas contendo a substância, produzidas pelo professor, que usaram como medicamento contra o câncer.

Em 2014, a USP proibiu a produção de qualquer tipo de substância que não tivesse registro, caso das fosfoetanolamina sintética. Pacientes que faziam uso do medicamento e disseram notar melhora no quadro de saúde recorrem à Justiça e ganharam o direito de acesso à droga.

Via Agência Brasil

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto em Mashiki Kumamoto em 15 04 2016 Foto Kyodo WRT7492 900x600 02 min

Cerimônia homenageia vítimas dos terremotos em abril no sul do Japão

Next Article
Surfista atacado por tubarao no litoral de Kochi Foto Reproducao FNN News900x600 02

Surfista é atacado por tubarão em praia no sudeste do Japão

Related Posts