Primeiro transplante de ‘pulmão vivo’ em criança é realizado no Japão

É o primeiro transplante do mundo em que se utilizam fragmentos tão pequenos de pulmão de um doador vivo e em um paciente tão jovem.

Do Mundo-Nipo com Agências

Médicos do hospital universitário de Okayama, no oeste do Japão, obtiveram sucesso ao transplantar uma parte do pulmão de uma mãe a seu filho de dois anos. Trata-se da primeira operação deste tipo realizada no mundo em um paciente tão jovem e com doador vivo.

 

Pulmões (Imagem: Creative-Commons)
É o primeiro transplante do mundo em que se utilizam fragmentos tão pequenos de pulmão de um doador vivo e em um paciente tão jovem (Imagem: Creative-Commons)

 

O paciente é uma criança que tinha desenvolvido ‘pneumonia idiopática intersticial’, comumente chamada de ‘pneumonia aguda’. O agravamento brusco dos sintomas da doença deixou a criança incapaz de absorver oxigênio suficiente, mesmo com a ajuda de um respirador. O problema levou os médicos a considerarem necessários transplantes em ambos pulmões.

Perante a impossibilidade de implantar um órgão adulto em uma criança de apenas dois anos, os médicos optaram por dividir o lóbulo médio do pulmão esquerdo de sua mãe em duas porções com o volume mínimo necessário para garantir seu funcionamento.

No último dia 31 de agosto, os médicos transplantaram as porções de pulmão no receptor, que já respira normalmente após recuperar-se da operação. Os testes médicos realizados previamente demonstraram que só o tecido de pulmão da mãe seria compatível para ser inserido no corpo da criança.

A equipe médica do hospital universitário de Okayama afirmou que se trata do primeiro transplante do mundo em que se utilizam fragmentos tão pequenos de pulmão de um doador vivo e em um paciente tão jovem.

O cirurgião que dirigiu a operação, Takahiro Oto, destacou, em declarações à televisão estatal “NHK”, que este método representa “um raio de esperança” para as crianças que precisam de transplantes de pulmão.

Tanto a mãe como o filho são residentes de Saitama, ao norte de Tóquio, e o menor tinha sido internado no último dia 29 de agosto devido a seus problemas respiratórios.

(Com NHK News e Agência EFE)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão registra quase 100 raptos de crianças em 2013

Next Article

Dólar dispara e fecha acima de R$ 2,42 pela primeira vez em sete meses

Related Posts