Japão registra alta alarmante de jovens com problemas de visão

Mais da metade dos estudantes do ensino fundamental e médio tem baixa acuidade visual.
exame de vista no Japao Imagem Montagem MN
Foto: Montagem MN

A proporção de estudantes do ensino fundamental e médio com baixa acuidade visual (AV) – grau de aptidão do olho para perceber forma e contorno dos objetos – atingiu nível recorde no Japão, com a maioria apresentando menos 1,0 em uma recente pesquisa realizada pelo Ministério da Educação do país, informou nesta segunda-feira (26) a agência de notícias ‘Kyodo’.

“As crianças agora são passíveis de se tornarem míope, já que estão acostumadas a procurar constantemente telas de smartphones e outros dispositivos eletrônicos a curta distância”, disse um porta-voz do ministério durante a divulgação dos resultados da pesquisa, que ainda são preliminares.

A pesquisa abrangeu alunos desde o jardim de infância até o ensino médio que se submeteram a exames de saúde entre abril e junho de 2016. Do total, cerca de 3,44 milhões, ou 25,3%, foram cobertos pelo estudo do ministério.

Os resultados preliminares revelaram que a proporção de alunos com acuidade visual de menos de 1,0 chegou a 31,46% nas escolas primárias e jardins de infância. A média mundial é de 3,0 em pessoas com uma boa visão.

A proporção é mais alarmante entre os alunos cursando o ensino secundário e médio, representando 54,63% e 65,98%, respectivamente, do total com menos 1,0 de acuidade visual.

Todos os alunos passaram pelo teste de visão com a tabela de Snellen, que é um diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual.

“Essa pesquisa é de extrema importância. Com ela, podemos identificar o nível de jovens com problemas visuais e assim tomar as devidas providências. É preciso educá-los a passar menos tempo visualizando telas, como smartphones, videogames e outros dispositivos eletrônicos prejudiciais aos olhos” destacou o porta-voz.

Os dados completos da pesquisa, que foi divulgada na última sexta-feira, estarão disponíveis no final do ano fiscal de 2016, que termina em março, de acordo com a ‘Kyodo’.

Sobre acuidade visual
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.

Por conta de diversas razões de saúde, as pessoas podem sofrer de baixa visão quando a habilidade visual diminui, mas não anula. É considerado como de baixa visão o paciente que possui uma acuidade visual menor do que a média mundial (0,3).

As principais causas desse problema podem variar. A perda de visão pode decorrer de ferimentos, traumatismos ou algum tipo de vazamento na vista. Bebês recém-nascidos podem apresentar baixa visão como resultado de alguma infecção. A criança ainda não nascida pode sofrer com o problema caso a mãe sofra de doenças como rubéola, toxoplasmose e algumas doenças venéreas.

Contudo, a maior causa do problema, na atualidade, é por conta do uso extensivo de dispositivos eletrônicos. Quanto mais tempo uma pessoa passar olhando telas, maiores serão os riscos de redução da acuidade visual – um problema visto como uma das doenças dos tempos modernos.

Total
0
Shares
Previous Article
casamento com decoracao pokemon reproducao

Casamento no Japão com temática ‘Pokémon’ viraliza na web

Next Article
Dois mil Papai Noel alegram Natal 2016 no Japao Foto Reproducao Asahi min

Dois mil ‘Papai Noel’ deram presentes a crianças carentes no Japão

Related Posts