Receita de salada de grãos de soja com shitake

Salada de soja com shitake é altamente benéfica à saúde. Além de super deliciosa e facílima de fazer, é uma ótima opção de comida vegana.
Salada de shitake | Foto: Stockvault / Edição mundo-nipo.com

Esta saborosa salada, que tem ingredientes típicos da culinária japonesa, é altamente benéfica à saúde. Isso porque a soja é conhecida por ser rica em proteínas e grande aliada no combate a radicais livres, enquanto o shitake é conhecido como o “elixir da vida” na medicina oriental por conta de suas propriedades medicinais. Há ainda a crença de que o shitake é afrodisíaco.

No livro de culinária da famosa chef Harumi, que é especialista tanto na culinária japonesa tradicional como contemporânea, diz que a salada de soja e shitake é ideal para ser consumida em dias quentes e/ou como complemento em dietas, além de uma ótima opção de comida vegana.

Salada de shitake com grãos de soja e gergelim | ©Food52
Salada de shitake com grãos de soja e gergelim | ©Food52

Veja, abaixo, a receita de salada de grãos de soja e shitake criada pela chef Harumi:

Ingredientes (porção para uma pessoa)
  • 1 pimentão vermelho cortado em pequenos cubos
  • 4 cogumelos shitake médios cortados em pequenos cubos (retire o cabinho)
  • 1 pacote de soja pré-cozida (170 g)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico ou de vinho tinto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • manjericão seco a gosto
Modo de preparo

1. Lave os grãos de soja e deixe escorrer em uma peneira (reserve);

2. Aqueça o azeite numa frigideira média;

3. Coloque o pimentão e o shitake e misture até envolver totalmente os cubos com o azeite;

4. Adicione o sal, a pimenta do reino e o manjericão;

5. Coloque o vinagre balsâmico e misture até envolver todo o vinagre;

6. Retire do fogo e em seguida coloque os grãos de soja e mexa bem;

7. Coloque em um prato grande e sirva quente ou frio.

Propriedades da soja

A soja é rica em proteínas de boa qualidade eliminadoras de radicais livres por conter poderes antioxidantes. Possui ácidos graxos poli-insaturados que são essenciais ao organismo por conter ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 3 (ácido linolênico).

O grão também é uma excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas A, C, E, além do complexo B.

Grãos de Soja | Foto Stockvault
Grãos de Soja | Foto Stockvault

Os efeitos fitoterápicos da soja foram identificados por pesquisadores que observaram que consumir grandes quantidades de soja e seus derivados, reduz as incidências de alguns tipos de câncer (mama, colo do útero e próstata), bem como doenças cardiovasculares.

A soja permite uma maior retirada do LDL, o chamado colesterol ruim, da corrente sanguínea. Além disso, diminui os níveis de triglicérides e aumenta os níveis de HDL, conhecido como colesterol bom.

Segundo especialistas, a soja é indicada na prevenção de diabetes, arteriosclerose e mal de Alzheimer. Também é recomendada na tensão pré-menstrual, no alívio dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose.

Os principais produtos hoje no mercado à base de soja são: tofu, natto, missô (comumente usado para preparar o missoshiru), molho de soja (shoyu), kinako, entre outros.

Propriedades do Shitake

As propriedades medicinais do shitake são conhecidas a longo tempo. Na milenar medicina oriental ele é considerado o “elixir da vida” por suas qualidades no combate a inúmeras doenças, além de ser apontado como um importante afrodisíaco.

Shitake | Foto: Shutterstock
Shitake | Foto: Shutterstock

Recentes pesquisas comprovaram que o shitake é um grande inibidor da taxa de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, além de prevenir o desenvolvimento de células cancerosas, combate inúmeras doenças causadas por vírus e bactérias.

Este maravilhoso cogumelo é rico em proteínas e vitaminas E, B, C e D. Contêm sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de fibras dietéticas que auxiliam na digestão.

Fontes de informações nutricionais:
• Livro Dieta & Sabor
• Jornal Nippo Brasil Online

Total
20
Shares
Previous Article
Baleia Foto Creative Commons min

Japão anuncia retomada à caça comercial de baleias

Next Article
Santuario Meiji Ano Novo 2018 Arquivo Kyodo min

Santuários no Japão se preparam para receber público no Ano Novo

Related Posts