Culinária

Receita de Anpan: pão recheado com feijão doce

Este tradicional pão doce foi criado em 1874, durante a Era Meiji, e oferecido ao imperador em 1875.

Muito popular na culinária japonesa, o Anpan é um pão feito com recheio de pasta de feijão doce, conhecido como “an”, enquanto “pan” quer dizer pão em japonês, daí o nome “anpan” para a deliciosa iguaria.

Este tradicional pão doce foi criado em 1874, durante a Era Meiji, quando a era dos samurais havia acabado e o Japão iniciava seu processo de modernização – com influencia do ocidente.

Uma ano após sua criação, uma porção de anpan foi oferecida à Casa Imperial, em 1875. Isso fez com que ele se torna-se o pão doce mais popular do país.

Veja como se prepara anpan na receita abaixo:

Ingredientes (para 8 pães)

Ingredientes principais para fazer anpan (Foto-NHK)

150g de farinha para se fazer pão (farinha para pão leva mais glúten que a farinha de trigo convencional)
• 1 colher de sopa de açúcar
• 1/2 colher de chá de sal
• 1 colher de chá de fermento em pó biológico (levedura seca)
• 90ml de leite
• 1 ovo
• 10g de manteiga
• 120g de pasta de feijão vermelho
• farinha de trigo para polvilhar
 gergelim para salpicar/enfeitar

Modo de preparo

1 Primeiramente, adicione 150g de farinha (de pão) em uma vasilha e misture, adicionando 1 colher de sopa de açúcar e 1/2 colher de chá de sal. Em uma vasilha separada, mexa 1 colher de chá de fermento em pó biológico (levedura seca) com os 90ml de leite.

2 Bata um ovo, e adicione 1 colher de sopa de ovo batido à mistura de leite e fermento. Adicione essa mistura à vasilha que contém a farinha, mexendo com uma espátula para formar uma massa. Mexa até que massa não esteja mais grudando, e então, amasse-a com as mãos. Quando a mistura se transformar em uma única massa de farinha, retire da vasilha, coloque-a em uma superfície e continue amassando até que fique macia. Então, amasse por cerca de 10 minutos, ocasionalmente batendo a massa de farinha contra a superfície enquanto amassa. Adicione manteiga à massa. Então, mexa e bata novamente a massa contra a superfície por mais 5 minutos. Faça o formato de bola com a massa e coloque-a em uma vasilha.

3 Coloque um pedaço de filme plástico ou um pano de prato umedecido sobre a vasilha para evitar que a massa resseque. Coloque a vasilha em um local em que a temperatura seja de cerca de 30C graus, para deixar a massa crescer por cerca de 30 a 40 minutos. Se a temperatura ambiente estiver fria, você pode colocar a vasilha com a massa dentro de uma vasilha maior com água aquecida à temperatura de 30C graus. Deixe a massa descansar por cerca de 30 a 40 minutos, colocando o filme plástico sobre a vasilha maior.

4 Vire a massa fermentada em uma superfície e esmague-a com a palma da mão para liberar qualquer excesso de gases. Divida a massa em 8 porções e transforme-as em formato de bolas. Polvilhe a superfície com farinha. Use a palma das mãos para pressionar cada bola para baixo, levemente, espalhando-as em círculos de 1 a 2cm de espessura. Use os dedos para pressionar para baixo e espalhar as pontas para que se obtenha um círculo de 6cm de diâmetro. Vire um círculo de massa e coloque-o na palma de uma das mãos, e pressione o meio do círculo com o dedo indicador. Tenha pronta a pasta de feijão, já dividida também em 8 porções. Coloque uma das porções no meio do círculo e dobre a massa ao redor, formando uma espécie de envelope, garantindo que nenhum recheio está saindo para fora. Repita esse processo para as demais bolas de massa de farinha.

5 Coloque as massas recheadas em uma bandeja de forno e coloque a bandeja sobre uma panela grande contendo água aquecida à temperatura de 40C graus. Primeiro, coloque um pedaço de filme plástico sobre a bandeja e, por cima disso, um pano de prato umedecido, e deixe que a massa cresça pela segunda vez, por 20 a 30 minutos.

6 Pincele os pães com o restante do ovo batido e asse-os por 12 a 13 minutos em um forno pré-aquecido a 200C graus. Caso não tenha um forno, você também pode fritar os pães. Frite-os por 2 a 3 minutos em óleo vegetal aquecido à temperatura de 160C graus. Caso você os frite, não pincele-os com o ovo batido. Polvilhe um pouco de açúcar sobre eles quando retirá-los do óleo. Esse será o anpan frito.

7 Retire do forno e salpique gergelim branco ou preto por cima (podendo usar os dois tipos de gergelim simultaneamente). O mesmo pode ser feito no anpan frito, mas antes deixe escorrer a gordura por uns 2 minutos.

Origem e história

O Anpan foi criado em 1874, durante a Era Meiji. A era dos samurais havia acabado e Japão estava se modernizando. Foi uma nova era em que a cultura ocidental, incluindo pão e outros alimentos ocidentais, foi entusiasticamente adotada. Mas, devido ao fato de que o arroz era o alimento básico no Japão, levou-se algum tempo para que o pão ganhasse aceitação.

Yasubei Kimura gostaria de criar um pão adequado ao gosto japonês e, então, abriu uma padaria em Tóquio, em 1869. Depois de algumas tentativas e erros, Yasubei e seu filho Eizaburou criaram o anpan, um pão que era uma mistura entre o gosto japonês e o ocidental. Eles adicionaram o tradicional recheio de pasta de feijão vermelho em um pão ao estilo ocidental. O agente de fermentação para a massa era uma levedura concebida no Japão, feita com arroz, arroz maltado e água, que é tradicionalmente muito utilizada na fermentação para a fabricação de sake.

Os pães doces de anpan foram oferecidos à Casa Imperial em 1875, isso fez com que o delicioso pão recheado se torna rapidamente popular em todo o Japão.

*Restrição de uso: receita e informações fornecidas pelo Canal NHK World.

Comentários