Culinária

Receita de guioza, incluindo o preparo da massa e do molho

Fotos: Stockvault/Montagem Mundo-Nipo

O guioza é destaque em Utsunomiya, onde o “Gyoza Festival” acontece anualmente em novembro.

Atualizado em 05/11/2017


O guioza (gyoza) é uma espécie de pastel recheado com vegetais e/ou carne, que pode ser frito ou feito apenas no vapor.

Essa iguaria popularíssima entre os japoneses, no entanto, é originária da culinária chinesa, mas o Japão o adotou muito bem.

Comumente referido pelos ocidentais como “pastel oriental ou pastel chinês”, o guioza é destaque em Utsunomiya, cidade localizada na província de Tochigi, a 100 km ao norte de Tóquio.

Os moradores em Utsunomiya estão entre os maiores consumidores de guioza do Japão. A cidade abriga cerca de 350 estabelecimentos que servem esses deliciosos pasteizinhos, segundo dados publicados pela emissora estatal japonesa ‘NHK’.

O guioza consiste de um recheio com carne picada (de preferência suína) em pedacinhos bem pequenos, quase que moída, e/ou de legumes dentro de um finíssimo invólucro de massa, que é então selado através da pressão em suas extremidades, podendo ser cozido ou frito.

Seu formato é oblato, semelhante ao do ravióli, é comumente consumido com um molho semelhante ao ponzu, à base de shoyu e limão.

Confira abaixo uma receita de guioza com recheio de vegetais, incluindo o modo de preparo da massa e do molho.

Ingredientes (para 4 porções)

Para a massa
1 xícara e meia (aprox. 150 g) de farinha de trigo
80-90 ml de água fervente

Para o recheio
300 g de repolho
30 g de nirá (na falta use cebolinha ou alho-poró)
1 pedaço pequeno de gengibre (aprox. 2-3 cm)
1 dente de alho
1/4 de colher de chá de sal para amaciar o repolho

Condimentos para o recheio
1 colher de sopa de shoyu
1/4 de colher de chá de sal (de novo)
2 colheres de chá de óleo de gergelim
Pimenta do reino a gosto
1/2 colher de chá de açúcar

Para o molho

 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de suco de limão (coado)
1 colher (sopa) de saquê seco ou saquê mirin (saquê culinário)
1 pitada de glutamato monossódico e outra de hondashi
Pimenta do reino socada e alho amassado em quantidade a gosto

Modo de preparo

Etapas de preparo do gyoza (Fotos: NHK / Edição de montagem Mundo-Nipo)

1 Coloque a farinha numa tigela espaçosa. Adicione a água fervente e mexa com uma colher de pau.

2 Use as mãos para misturar a massa. Forme uma bola e transfira para uma superfície lisa. Sove por 2-3 minutos até que a massa fique um pouco elástica.

3 Embrulhe a massa com filme plástico ou coloque num saco plástico para descansar por 30 minutos. No final deste tempo a massa deve ficar macia e não grudar nos dedos.

4 Enquanto a massa descansa, prepare os ingredientes do recheio. Pique bem o repolho, coloque numa tigela e misture 1/4 de colher de chá de sal. Deixe descansar por 5-6 minutos.

5 Pique bem o nirá. Descasque e rale o gengibre e o alho.

6 Depois que o repolho ficar macio por causa do sal, embrulhe num pano de prato e esprema levemente para remover o excesso de líquido. Devolva à tigela e adicone o nirá picado, o gengibre e o alho ralado, e coloque também 1 colher de sopa de shoyu, 1/4 de colher de chá de sal, 2 colheres de chá de óleo de gergelim, pimenta do reino e 1/2 colher de chá de açúcar. Misture tudo muito bem.

7 Depois de deixar a massa descansar por 30 minutos, forme um rolo de 20 cm de comprimento. Corte em 20 porções iguais de 1 cm cada.

8 Jogue um pouco de farinha de trigo sobre cada pedaço. Use os dedos para pressionar cada pedaço da massa e formar um disco de 5-6 cm de diâmetro. Use um pau de macarrão para abrir os discos e fazer discos mais finos de 9 cm de diâmetro.

9 Segure um disco de massa na palma da mão e coloque cerca de 2 colheres de chá bem cheias de recheio no meio da massa. Levante a beirada de cerca de um terço do lado do disco que fica mais próximo à você. Depois levante a massa do lado oposto para envolver o recheio. Aperte as bordas da massa e vá fechando formando pequenos vincos. Os pasteizinhos devem ficar no formato de lua crescente.

10 Aqueça uma frigideira. Unte a base com 1 colher de chá de óleo para fritura e coloque os pasteizinhos com o lado plissado para cima. Frite em fogo médio.

11 Quando a base dos pasteizinhos ficarem coradas, coloque 1 xícara de água fervente e tampe imediatamente a frigideira. Deixe no fogo por 6-7 minutos.

12 Tire a tampa e incline a frigideira com o fogo no alto para evaporar qualquer resíduo de líquido. Quando estiver quase seco, acrescente mais 2 colheres de chá de óleo para fritura e deixe um pouco mais no fogo até a base ficar crocante.

13 Em uma tigela, misture todos os ingredientes do molho e mexa por alguns segundos (reserve).

14 Arranje os pasteizinhos num belo prato. Eles podem ser servidos apenas com o molho. Contudo, o Gohan (arroz japonês) também pode ser usado como guarnição para o gyoza.

Dicas

Todos os ingredientes podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos asiáticos, no entanto, caso não consiga encontrar nirá, este pode ser substituído por cebolinha. Carne de frango e bovina também pode fazer parte do recheio, separadamente ou em conjunto.

No caso da falta de ingredientes, o molho tradicional pode ser substituído por um simples, feito apenas com vinagre de álcool e shoyu, ambos misturados na mesma proporção.

Utsunomiya: A cidade do gyoza

Utsunomiya (população de 510 mil pessoas) é famosa no Japão por seus gyozas. Os residentes da cidade estão entre os maiores consumidores de gyoza em todo o arquipélago japonês.

O consumo de gyoza na cidade ultrapassa o dobro da média nacional. Cerca de 350 restaurantes da cidade servem esses pasteizinhos. A cidade também se promove por meio do gyoza.

Por conta da grande popularidade na cidade, o gyoza ganhou até canções produzidas por moradores locais.

Autoridades de Utsunomiya promovem a iguaria para atrair turistas. Um dos mais conhecidos meios de promoção inclui garotas-propaganda para o gyoza.

Existe até mesmo uma escultura em pedra no formato de um gyoza do lado de fora da estação de Utsunomiya, no centro da cidade.

Um guia foi impresso com detalhes sobre os locais de Utsunomiya onde os fãs de gyoza podem encontrar esta iguaria.

A Associação de Gyoza, que representa os restaurantes locais que servem a iguaria, organiza o “Gyoza Festival Utsunomiya”, que é realizado anualmente em novembro.

Durante o festival, centenas de barracas de venda de gyoza são montadas em praças e outras partes da cidade. Esse evento atrai mais de 100 mil residentes locais e turistas de outras regiões.

*Restrição de uso: receita e informações fornecidas pelo Canal NHK World Japan.

Receitas relacionadas

» Receita de Guioza frito com recheio de carne de porco
» Receita de Gohan (arroz japonês)

Comentários