Culinária

Experiente chef japonês ensina como comer e fazer sushi tradicional; vídeo

O chef Sawamoto, do restaurante Sushi-kan, um dos mais tradicionais em Tóquio, ensina modo correto de comer e preparar um sushi tradicional.

Uma matéria em vídeo produzida por Priscila Koshimura (Piti Koshimura), uma produtora cultural que está em sua segunda viagem ao Japão, mostra como saborear de forma apropriada um sushi tradicional, feito pelo experiente sushiman Hideaki Sawamoto, que comanda o restaurante Sushi-kan, um dos mais tradicionais em Tóquio.

Com mais de 50 anos de experiência, o chef Sawamoto ensina no vídeo como é preparado um sushi tradicional, bem como a forma de comê-lo. O chef explicou à Piti que não se deve mergulhar o lado do arroz no shoyu e sim a parte do peixe. No vídeo, ele mostra como fazer isso sem que o peixe mergulhe involuntariamente no molho.

Há ainda a forma correta de prepara o arroz para o sushi, bem como o modo de confeccioná-lo. “O bolinho de arroz não deve ser muito amassado, tem que ficar solto para que dissolva na boca juntamente com o peixe”.

A produtora explica na matéria publicada no site Peach no Japão que a entrevista com Sawamoto San aconteceu graças a Wallace Morita, brasileiro que trabalha no Sushi-kan há cinco anos. “O Wallace é formado em gastronomia e, depois de passar pelo Kinoshita, em São Paulo, embarcou nessa longa e árdua jornada de formação para ser um sushiman”, conta a produtora.

Segundo ela, muita informação acabou ficando de fora da edição do vídeo. “Com tanto conteúdo interessante, daria até pra fazer um longa-metragem!”, diz a produtora.

Mediante a isso, ela narrou algumas informações que ficaram fora da edição. “Conversando com o Sawamoto-san e com o Wallace, vi que muitos restaurantes no Brasil estão a anos-luz de saber fazer um sushi, propriamente dito”, diz ela.

“Sawamoto-san explicou que leva anos para aprender a preparar um sushi, principalmente para dominar as técnicas do nigiri (o bolinho de arroz). Por isso, é extremamente indelicado da parte do cliente mergulhar o arroz no shoyu ou, pior, separar o peixe do bolinho para comer como se fosse sashimi”, conta a produtora.

Segundo o chef Sakamoto, “um bom sushiman deve saber preparar bem não só o sushi, mas também outros pratos com peixe e acompanhamentos, como o tamagoyaki (a versão japonesa do omelete). O peixe deve ser aproveitado ao máximo para evitar desperdícios”.

*A matéria original pode ser conferida na íntegra no site Peach no Japão. Visite também o canal Peach no Japão no Youtube.

Assista ao vídeo:

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*