Culinária

Receita de salmão caesar

O salmão caesar é uma forma alternativa de comer peixe cru, ideal para quem tem restrição à parte fria da cozinha japonesa.

Muitas receitas podem ser criadas com base em peixe cru, mas é muito comum pensar que só é possível saboreá-lo a maneira clássica, com wasabi e gengibre. Esse pensamento, no entanto, é um mero engano.

Existem muitas formas alternativas de comer peixe cru, principalmente para quem tem restrição à parte fria da cozinha japonesa e prefere o peixe assado, grelhado, frito ou cozido.

A receita a seguir é da chef Harumi, autora de vários livros sobre culinária japonesa. Ela ensina a preparar o salmão caesar de uma forma que pode agradar até mesmo os paladares mais relutantes em saborear o peixe cru.

Ingredientes para 4 pessoas
• 10 folhas de shissô ou folhas frescas de manjericão e hortelã

• 180g de daikon (nabo japonês)

• 120g de salmão cru (com qualidade adequada para fazer sashimi)

• 50 ml de maionese

• 1 colher (sopa) de leite

• 1 colher (chá) de soja light

• ½ colher (chá) de mostarda

• ½ colher (café) de pimenta branca (moída)

Nota sobre os ingredientes
O daikon, conhecido também como mooli ou nabo japonês, é servido cru em tiras ou ralado, mas ele pode ser substituído por alface americana ou romana, também pode substituir por repolho picado ou cortado em tiras.

A pimenta branca é uma variação da pimenta preta, que é conhecida como pimenta-do-reino. Caso não consiga achar a branca, use a preta.

Modo de preparo
1. Corte em tiras o shissô e o daikon e depois os esfrie mergulhando em água gelada por cerca de um minuto. Em seguida, esprema-os delicadamente para retirar qualquer excesso de água e coloque-os em uma tigela (reserve).

2. Corte o salmão em tiras finas e os disponha em cima do shissô e do daikon.

3. Misture a maionese, o leite o molho de soja, a mostarda e a pimenta para fazer um tempero. Em seguida, regue por cima da salada e sirva.

Fonte: Livro de “Receitas  de Harumi”.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta