Receita de salada de sunomono tradicional

A base do sunomono tradicional é o pepino e o molho agridoce, que é uma combinação de vinagre de arroz e açúcar, entre outros ingredientes opcionais.
Salada sunomono Foto Tarasmulticultural
©Taras

Atualizado em 11/04/2022

A combinação do vinagre ao açúcar garante um toque especial a esta salada, que tem como base o pepino japonês. O sunomono é uma das saladas mais tradicionais da culinária japonesa e caiu no gosto dos ocidentais.

O sunomono (conserva) nada mais é do que pepino japonês cortado em rodelas bem finas e condimentado com vinagre e açúcar, ou seja, pepino em conserva de molho agridoce.

No Japão, é muito comum adicionar outros ingredientes a esta salada. Além do pepino, que é essencial, pode-se adicionar cenoura, nabo, polvo, camarão, kani-kama, salmão, atum, diversos tipos de algas e muito mais.

A receita a seguir é à moda tradicional japonesa (uma delas), que leva, além de pepino, macarrão harusame (macarrão de feijão verde), rabanete e wakame (alga fresca).

Salada Sunomono Foto Aflo Images 900x600 20032016
Salada de sunomono com rabanete e algas | Foto: Aflo Images
Ingredientes (para uma porção)
  • ½ rabanete
  • 1 pepino japonês
  • 100g de macarrão harusame
  • 50 ml de vinagre de arroz
  • 50g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • wakame (alga fresca), quantidade a gosto
  • gergelim branco e/ou preto
Modo de preparo

1. Lave e retire as pontas do pepino e depois corte em fatias bem finas com uma faca ou um fatiador. Em seguida, coloque em uma tigela, adicione o sal e misture até as fatias de pepino amolecerem. Deixe descansar por 10 minutos. Faça o mesmo com o rabanete. Após 10 minutos, lave-os até tirar todo o sal e depois esprema para tirar o excesso de água (reserve);

2. Cozinhe o macarrão por 2 minutos ou té ficar ‘al dente’. Retire-o da água quente e depois o coloque para esfriar em um recipiente com água fria. Depois de frio, deixe-o escorrendo em uma peneira (reserve),

3. Coloque o wakame em um recipiente com água hidratada ou filtrada e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Depois os coloque para escorrer em uma peneira (reserve);

4. Coloque o vinagre e o açúcar em um recipiente e mexa até obter uma mistura homogênea (reserve);

5. Em uma saladeira, coloque a alga, o pepino, o rabanete, a mistura do vinagre com açúcar, o macarrão e misture bem;

6. Leve a geladeira e espere até que a salada fique bem fria. Depois arrume tudo em uma “bela tigela”, podendo adicionar uma colher (chá) de gergelim.

Dicas de ingredientes

Nesta receita, a alga e o macarrão harusame são opcionais. Aliás, a maioria dos ingredientes são opcionais, pois a base do sunomono é apenas o pepino japonês misturado ao vinagre adocicado – caso não encontre o vinagre de arroz, use vinagre branco de maçã.

No Japão é muito comum adicionar outros ingredientes ao sunomono, o que depende da região ou, até mesmo, do gosto de quem prepara.

Além do pepino, que é essencial à salada, pode-se colocar cenoura, nabo, polvo, camarão, kani-kama, salmão, atum, diversos tipos de algas e muito mais. Mas ‘jamais’ use todos de uma só vez. De preferência, use cerca de três a quatro ingredientes no máximo, além do pepino.

Segundo a chef Harumi Kurihara, o sunomono pode ainda ser saboreado usando somente o pepino misturado ao molho agridoce, uma forma mais prática que também é muito comum no preparo desta salada.

Veja, abaixo, algumas versões de saladas de sunomono:
Salada de sunomo simples Foto Just One Cookbook
Salada de sunomo com alga | Foto: Just One Cookbook
Salada de sunomono somente com pepino Foto Stockvault
Salada de sunomono simples | Foto: Stockvault
Salada de sunomono com camarao Foto Everystockphoto
Salada de sunomono com camarção descascado | Foto: Everystockphotos
Salada de sunomono com camarao e kani Foto sabor saudade
Salada de sunomono com camarão e kani kama | Foto: Sabor&Saudade

Restrição de uso
Receita de Maria Rosa, do Mundo-Nipo.com (MN). É permitida a reprodução em sites e blogs desde que seja adicionado os devidos crédito ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
119
Shares
Previous Article

Confiança do consumidor no Japão melhora em janeiro

Next Article

Dólar fecha perto da estabilidade após passar de R$ 2,79 no dia

Related Posts