Culinária

Receita de sanshoku ohagi: doce de arroz japonês em 3 cores

Sanshoku ohagi | Foto: Omebo

Sanshoku ohagi tem como base o arroz glutinoso, feijão azuki e pasta de edamame.

O arroz japonês (gohan) é o alimento mais consumido no Japão, país onde existe um número enorme de versões de arroz, desde o tradicional gohan até doces feitos com arroz especiais japoneses, típicos para fazer doces.

A receita a seguir é justamente um doce de arroz, ou melhor, o sanshoku ohagi, que é feito com arroz glutinoso.

Ingredientes (para 16 unidades)

*8 cobertos com pasta de feijão azuki, 4 com pasta de edamame, e 4 com gergelim moído

Para  a massa com azuki
300g de arroz glutinoso
2 xícaras (400ml) de água
⅕ de colher de chá de sal (aprox. 1g)
240g de pasta de feijão azuki (consultar receita de Zenzai)

Para a pasta de edamame ou feijão de soja verde
80g de edamame fresco
2 colheres de sopa de açúcar
Pitada de sal

Para a gergelim moído
2 colheres de sopa de gergelim branco tostado
½ colher de sopa de açúcar
Pitada de sal

Modo de preparo

1 Lave e escorra o arroz glutinoso. Coloque numa panela com tampa firme e adicione 2 xícaras de água, deixando de molho por 30 minutos. Adicione o sal e feche a tampa da panela, levando ao fogo médio até ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhando por 12 minutos.

2 Retire a panela do fogo sem tirar a tampa para deixar que o arroz termine de cozinhar no próprio calor por 10 minutos. Depois bata com uma espátula molhada de madeira até que os grãos fiquem meio amassados. Divida em 16 porções, formando pequenos bolinhos ovalados.

3 Em seguida, prepare a pasta de edamame. Ferva em água levemente salgada até que o edamame fique macio. Escorra e retire os grãos da vagem antes que fiquem completamente frios. Amasse os grãos num pilão e acrescente o sal e o açúcar. Adicione um pouco de água até formar uma pasta.

4 Moa o gergelim num pilão, processador de alimentos ou mesmo com uma faca. Misture com o sal e açúcar.

5 Primeiro faça os 4 bolinhos com a pasta de edamame. Divida a pasta em 4 porções iguais. Coloque cada porção numa folha de filme plástico, espalhando até formar um círculo de cerca de 8 cm de diâmetro. Coloque o bolinho de arroz no meio de cada círculo e use o filme plástico para embrulhar o arroz com a pasta de edamame. Vire o bolinho e remova o filme plástico. Repita este processo para fazer também 8 bolinhos com a pasta de feijão azuki.

6 Por último, faça os 4 bolinhos restantes. Espalhe o gergelim moído num prato e role os bolinhos de arroz no gergelim até que todos os lados fiquem cobertos.

Sanshoku ohagi | Foto: NHK

Dicas
No Japão, o chá verde é a bebida ideal para acompanhar doces feitos com arroz.

Informações/curiosidades
Ohagi, ou botamochi, são bolas de arroz doces que normalmente são feitas com arroz glutinoso. Elas são geralmente consumidas durante os períodos de inverno, mas também na primavera e outono, nos feriados budista celebrado por seitas japonesas durante ambos os equinócios, bem como no feriado de Obon, equivalente ao Dia de Finados no Brasil.

O nome ohagi vem da flor de outono chamada hagi (trevo de arbusto). Tradicionalmente, as bolas de arroz doce produzidas durante a primavera são chamadas de botamochi, palavra que deriva do nome da flor da primavera, o botan. Fonte: Thespruce.com.

Restrição de uso
Receita pertence à página Japanese Food do Canal NHK World / Tradução do Mundo-Nipo. É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Comentários