Culinária

Receita de hambúrguer de soja à moda japonesa

Hambúrguer de soja com cogumelos e raiz de lótus (Foto: NHK World Japan)

Esse hambúrguer é ainda mais saboroso porque tem shimeji, shitake e raiz de lótus como acompanhamentos.

Os grãos de soja são extremamente ricos em proteínas e por isso são conhecidos popularmente como “a carne dos campos”.

Cerca de 20 a 25% do peso de leguminosas, tais como feijão, soja e ervilha, é composto de proteína. Por isso, as Nações Unidas recomendam que se consuma mais leguminosas, em substituição à proteína animal.

Entre os vários tipos de leguminosas vendidas no Japão, a soja é um dos mais populares e está presente na culinária do país de várias formas: muitas vezes usada em tempero como, por exemplo, para fazer o molho shoyu (molho de soja) e o missô.

Além disso, a soja é o ingrediente principal de duas famosas iguarias japonesas: ‘natto’ e ‘tofu’, sendo esse último considerado o queijo japonês.

Embora o hambúrguer tradicional à base de carne bovina seja saboroso, o hambúrguer feito de soja não fica atrás. Além de extremamente benéfico à saúde, ele é muito suculento e sua textura inspira muitas versões de hambúrgueres artesanais na cozinha japonesa contemporânea.

Veja abaixo uma receita de hambúrguer de soja criada pela chef japonesa Rika Yukimasa, da coluna de culinária do Canal NHK World Japan. O prato é ainda mais saboroso e extremamente nutritivo, pois leva dois tradicionais cogumelos japoneses, ou seja, shimeji e shitake.

Ingredientes (para 4 porções)

Ingredientes para o hambúrguer de soja (Foto: NHK Japan)

300g de grãos de soja cozidos (reserve alguns grãos de soja para decorar ao final da receita)
100g de cebola
10g de manteiga
1 ovo
1/2 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta japonesa (shichimi togarashi)
1 colher de sopa de farinha de trigo
100g de cogumelos shimeji
4 cogumelos shiitake frescos
1 porção de raiz de lótus (120g)
200g de rabanete japonês (daikon)
Óleo de soja para a fritura

Ingredientes para o molho shoyo com Limão
1/2 limão
1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
1/2 colher de chá de açúcar

Modo de preparo

1 Cozinhe a cebola picadinha na manteiga até que obtenha uma coloração dourada (Reserve).

2 Em uma vasilha, amasse os grãos de soja cozidos até formar uma espécie de purê. Adicione sal e pimenta.

3 Adicione 1/3 do ovo mexido ao purê feito com os grãos de soja cozida e mexa bem. Repita esse procedimento 3 vezes. Em seguida, adicione a farinha e as cebolas douradas à mistura. Assim, a massa para fazer o hambúrguer está pronta.

Massa do hambúrguer de soja (Foto: NHK Japan)

4 Divida a massa em 8 partes iguais e faça um formato de discos com 1cm de espessura. Use os grãos de soja separados anteriormente para decorar. Você pode colocá-los sobre o hambúrguer e pressionar, fazendo, por exemplo, uma flor para enfeitar o hambúrguer, um procedimento típico da culinária japonesa.

5 Corte e retire a base mais dura dos cogumelos shimeji. Em seguida, desfie/separe em pequenos cachos mantendo cerca de 3 cogumelos unidos (Reserve).

6 Remova os cabos grossos dos cogumelos shiitake e corte a parte do chapéu dos cogumelos pela metade. Descasque a raiz de lótus e faça fatias com espessura de 7mm (Reserve).

7 Descasque e rale o rabanete. Deixe escorrer um pouco do excesso de umidade usando uma peneira (Reserve).

8 Unte uma panela média com um pouco de óleo e coloque os cogumelos e as rodelas de raiz de lótus. Após colocá-los todos na panela, feche com uma tampa e cozinhe-os em fogo baixo. Após 1 minuto, vire e coloque a tampa novamente e deixe-os cozinhar no vapor por mais 1 minuto (Reserve).

9 Unte uma frigideira com óleo e coloque os discos de hambúrguer lado a lado. Assegure-se de colocar a parte decorada com os grãos de soja virada para baixo para fritar primeiro. Assim que um dos lados obtiver uma coloração dourada, vire o hambúrguer e coloque a tampa novamente. Cozinhe por 2 minutos em fogo baixo.

Fritura do hambúrguer de soja (Foto: NHK Japan)

10 Para fazer o molho shoyu de limão, adicione o shoyu e o açúcar ao suco de limão espremido e mexa bem.

11 Em uma bela travessa, arrume os hambúrgueres sobrepostos. Ao lado deles, coloque as rodelas de raiz de lótus também sobrepostas. Separa um espaço entre o hambúrguer e as rodelas de lótus para colocar os cogumelos. Adicione o rabanete ralado ao lado dos hambúrgueres (veja uma dica de arrumação na foto abaixo).

Hambúrguer de soja com cogumelos e raiz de lótus (Foto: NHK World Japan)

12 Sirva acompanhado do molho shoyu com limão em uma pequena vasilha separada.

Informações adcionais

Desde tempos remotos, a soja representa um papel essencial na culinária japonesa, onde é muito bem apreciada não apenas pelo alto valor nutricional e versatilidade para receitas, mas também pela durabilidade de armazenamento em grãos. Esperamos que você experimente mais pratos japoneses à base de soja no seu dia a dia e aproveite seu alto valor nutritivo e delicioso sabor!

*Restrição de uso: receita e informações fornecidas pelo Canal NHK World Japan.

Receitas relacionadas

» Receita de hambúrguer de salmão à moda japonesa

Comentários