Culinária

Receita de Aisu kuriimu tempura: “sorvete frito”

Essa versão exótica e deliciosa de sorvete empanado na massa de tempura tem o sabor simultâneo de quente e gelado…

Atualizado em 02/08/2017


No Japão, pratos feitos a base de tempura (tempurá para os brasileiros) ficou popularmente conhecido no período Edo.  A tempura nada mais é do que uma massa especifica utilizada para empanar uma gama de alimentos, como carnes, peixes, frutos do mar, legumes e até arroz.

Dizem que a fritura com tempura chegou ao Japão através dos portugueses jesuítas. Os japoneses se rendaram à delícia, que sofreu mudanças ao longo dos tempos, adaptando-se à culinária do país onde é utilizada tanto em pratos salgados como doces.

Tempura de Sorvete Tempura de Sorvete Flambado (Foto: Mundo-Nipo/Restaurante Tanaka)

Tempura de Sorvete Tempura de Sorvete Flambado (Foto: Mundo-Nipo/Restaurante Tanaka)

Posteriormente, a iguaria ganhou notoriedade e hoje existem casas especializadas em tempura espalhadas por diversos países.

Diferente do tempura tradicional, a versão doce traz o “aisu kuriimu tempura”, que quer dizer ‘sorvete empanado na massa de tempura e flambado’, o que pode ser considerado uma espécie de “sorvete frito”, conforme é intitulado em cardápios de alguns restaurantes japoneses no Brasil.

A receita a seguir é exclusiva do já extinto, restaurante ‘Tanaka Lagoa’, no Rio de Janeiro, especializado em culinária japonesa tradicional.

Ingredientes (porção para 1 pessoa)
• 1 bola de sorvete de creme ou de baunilha
• 1 pão pequeno do tipo para “mini” cachorro quente (bisnaguinha Seven boys)
• 1 folha de papel alumínio de 20x20cm
• 1 cereja em calda e uma folha de hortelã  para decorar
• Calda de caramelo para sorvete
• Óleo para fritura

Ingredientes para a massa
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 e ½ xícara  (chá) de água bem gelada
• 1 ovo

Ingredientes para flambar
• 1 e ½ dose de licor (de preferência Cointreau)

Modo de preparo
• Pão
1. Corte o pão no sentido do comprimento, mas sem deixar que as duas bandas se separem.

2. Recheie o pão com a bola de sorvete.

3. Feche a abertura do pão modelando “cuidadosamente” com as duas mãos até formar uma bola do tamanho, aproximadamente, de uma bola de tênis.

4. Embrulhe a unidade em papel alumínio.

5. Leve ao congelador ou freezer por 12 horas ou mais. O tempo necessário para que fique totalmente congelado.

• Massa
1. Bata o ovo com a água bem gelada. Acrescente a farinha de trigo misturando bem para deixar a massa bem fina e livre de caroços.

Modo de preparo geral
1. Retire cuidadosamente o papel alumínio que envolve a “bola” de pão com sorvete, que deve estar totalmente congelada, em seguida passe-a levemente em farinha de trigo e depois na massa de tempura, que deve ser preparada pouco antes de retirar o pão com sorvete do freezer.

2. Frite-os rapidamente em uma panela ou frigideira alta com óleo bem quente, evitando que encharque de óleo.

3. Coloque a bola em um prato de sobremesa fundo, em seguida adicione a calda de caramelo por cima da bola e dentro do prato, mas evite colocar demasiadamente (veja a foto para ter noção de quantidade).

4. Decore o prato com a cereja e hortelã, que devem ficar juntos e próximos à borda do prato.

Modo de flambar
1. Jogue o licor em cima da bola e depois ateie fogo, de preferência com um fósforo para evitar o contato muito próximo, a fim de prevenir queimaduras.  No entanto, a “flambagem” se inicia aos poucos quando incendeia, portanto, não explode em chamas no momento em que é ateado o fogo.

Modo de servir e consumir
2. Espere a chama apagar naturalmente e consuma o “aisu kuriimu tempura” logo em seguida, utilizando três talheres: colher, garfo e faca de sobremesa.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários