Aprenda a fazer churrasco à moda japonesa

Chamado de yakiniku, o churrasco japonês é preparado na mesa em grelhas portáteis, onde os participantes assam a carne e os vegetais.
Churrasco a moda japonesa Foto Aflo Images
Foto: Aflo Images

Atualizado em 25/06/2019

O yakiniku, que é o churrasco japonês (yaki significa assado ou grelhado e niku é a tradução para carne bovina), é geralmente preparado na mesa, onde os próprios participantes assam a carne e os vegetais em chapas de ferro ou em grelhas, que podem ser a gás ou a carvão.

Uma forma alternativa de yakiniku ensinado pela Harumi – chef japonesa e autora de vários livros de culinária – tem como base o molho de soja (shoyu), que é usado como principal tempero da carne, diferente do yakiniku tradicional, que não é temperado antes de ser grelhado, pois os condimentos são usados após o término do preparo e a gosto de cada um.

Confira abaixo uma versão de yakiniku criada pela chef Harumi.

Ingredientes (porção para 5 pessoas)

• 1 kg de carne bovina em peça, de preferência alcatra
• 1 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
• ½ xícara (chá) de manteiga

Modo de preparo

1 Com uma faca pontiaguda, faça furos na peça de carne, coloque em um recipiente, acrescente uma parte do molho de soja e deixe marinar por aproximadamente 2 horas.

2 Aqueça a grelha para churrasco ou acenda o carvão da churrasqueira e coloque a peça de carne para que cozinhe uniformemente, virando de todos os lados.

3 Enquanto a carne assa, aqueça a manteiga com o molho de soja que sobrou em uma panela e reserve.

4 Quando estiver “ao ponto”, fatie a carne, passe no molho e volte para a grelha até terminar de assar. Depois sirva quente.

Dicas
Acrescente os legumes/vegetais preferidos à receita. Tempere-os do mesmo modo que a carne. Esse tipo de churrasco também pode ser feito no forno (com tabuleiro de alumínio) ou no fogo (em uma frigideira grande).

Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com (MN), com link direcionando para o site mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min

Total
1
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio recua mais de 1% e fecha no menor nível em 10 dias

Next Article

Governo japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros

Related Posts