Culinária

Receita de Gyudon: arroz com carne e cebola em molho adocicado

O gyudon tradicional tem como base o arroz, que é coberto com carne, cebola e condimentos cozidos em um molho levemente adocicado.

Atualizado em 03/07/2017


O gyudon é uma refeição muito popular entre os japoneses. Basta dizer que, no Japão, há um grande número de restaurantes e cadeias de fast food especializados no prato, que tem como base o arroz, coberto com carne bovina e cebola cozidos em um molho levemente adocicado.

Para preparar o gyudon, pode ser usado quase todos os tipos de carne e também outros ingredientes como shichimi (pimenta japonesa ralada) e qualquer tipo de legumes desde que sejam consistentes. O gyudon também pode ser coberto com um ovo cru e ainda ser acompanhado pela tradicional sopa de missô, popularmente conhecida como Misoshiru ou missoshiru.

A receita a seguir leva cobertura de carne bovina, cebola, gengibre vermelho em picles, alguns condimentos e açúcar. A combinação dá um gosto levemente adocicado e, ao mesmo tempo, picante.

Ingredientes (porções para 4 pessoas)
• 500g de cebola
• 1 xícara de chá (200ml) de vinho branco
• ½ xícara de chá (100ml) de água
• 500g de contra filé cortados e pedaços pequenos (cortes em tiras e não em cubos)
• ¾ de xícara de chá (150ml) de molho de soja
• ¾ de xícara de chá (150ml) de sake mirin
• 4 colheres de sopa de açúcar refinado
• 600g de arroz japonês cozido (receita de “Gohan – Arroz japonês“)
• Gengibre vermelho em picles (beni shoga) a gosto

Modo de preparo
1- Descasque as cebolas e as corte pela metade no sentido longitudinal e, em seguida, corte-as ao meio aos pedaços em forma de meia-lua, com cerca 1cm de espessura.

2- Em uma caçarola de tamanho médio, ferva a água e o vinho em fogo médio. Acrescente a carne e cozinhe em fogo brando por alguns minutos, tirando a espuma do caldo à medida que ela vai se formando. Adicione o molho de soja, o sake mirin e o açúcar. Cubra com papel-alumínio (ver dica sobre cozimento no final da receita) e cozinhe por alguns minutos.

3- Retire o papel-alumínio, acrescente as cebolas e cozinhe novamente até que elas fiquem transparentes e macias.

4- Coloque o arroz cozido, ainda quente, em quatro tigelas. Adicione a carne e as cebolas por cima e acrescente um pouco do caldo sobre cada tigela e, em seguida, enfeite com um pouco de gengibre vermelho com picles, a gosto.

Dicas
Geralmente se usa uma panela especial com tampa de madeira de circunferência menor que a da panela ou simplesmente pode ser usado uma tampa “especial” de madeira numa caçarola simples. A finalidade é para que a tampa fique mais próxima da comida, o que diminui o volume do líquido no cozimento, deixando somente o necessário para concentrar o sabor dos ingredientes.

Atualmente, muitas pessoas utilizam o papel-alumínio, inclusive no Japão, em vez da panela própria ou somente a tampa especial de madeira. O importante é “tampar bem” a comida dentro da caçarola, seja com tampa de madeira ou com papel-alumínio.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários