Culinária

Receita de Ika no Sauté: lula à moda japonesa

A lula é muito apreciada no Japão, usada tanto no preparo de pratos quentes como frios.

Atualizado em 09/02/2017 – 09h01


A lula e o polvo são muito apreciados no Japão. Ambos são usados no preparo de pratos frios. A lula, no entanto, é mais frequente em pratos quentes, tanto como prato principal ou apenas como acompanhamento.

Apesar de rápida, simples e fácil de preparar, a receita a seguir é extremamente saborosa. Cai muito bem com gohan (arroz japonês) como acompanhamento.

Ingredientes (porção para 4 pessoas)
• ¼ de xícara (chá) ou 50 ml de molho de soja (shoyu)

• ¼ de xícara (chá) ou 50 ml se saquê mirin (saquê culinário)

• 1 colher (chá) de açúcar refinado

• 700g de lulas frascas (tamanho médio)

• pimenta malagueta em pó ou shichimi togashi a gosto

Modo de limpar as lulas
1. Segure firme a lula com uma mão e, com a outra, agarre a cabeça pressionando firmemente. Depois puxe a cabeça para separá-la do corpo. Grande parte dos órgãos internos irá vir com a cabeça. Se necessário, pode ir girando-a para desprender mais facilmente.

2. Separe os tentáculos da cabeça cortando-os abaixo dos olhos.  No meio dos tentáculos, você vai ver o bico da lula (ou boca), para retirá-lo é necessário espremer pela parte de trás dos tentáculos. Reserve os tentáculos e o corpo. O resto é para ser jogado fora.

3. Na parte interna do corpo existe uma estrutura de cartilagem transparente parecendo plástico, puxe-a enfiando os dedos dentro do corpo e certificando que não existe nenhum outro pedaço.

4. A lula possui duas “asinhas”, retire-as puxando para longe do corpo e, com uma faca, corte a parte que estava grudada no corpo.

5. Pode ser necessário virar a lula do avesso para verificar se não ficou nada preso na parte interna.

6. Se ao retirar a cabeça e os órgãos internos o saco de tinta estourar, não se preocupe, depois de tudo removido, lave em água corrente até sair toda a tinta.

Modo de preparo
1. Coloque o molho de soja, o saquê mirin e o açúcar em uma panela e ferva em fogo médio. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar de 2 a 3 minutos. Quando o molho começar a engrossar, tire do fogo e deixe esfriar.

2. Marine no molho frio o corpo e os tentáculos das lulas por cerca de 30 minutos.

3. Depois de marinado, cozinhe tudo em fogo médio, prestando atenção para não cozinhar demais, deixe apenas o tempo necessário até que as lulas e seus tentáculos mudem de cor.

4. Depois de cozidas, corte as lulas em anéis finos e os tentáculos em pedaços. Depois coloque tudo em uma bela tigela e polvilhe com pimenta malagueta em pó ou com shichimi togarashi a gosto.

5. 8. Sirva bem quente e, de preferência, acompanhado de gohan (veja como preparar o arroz japonês)

Nota sobre os ingredientes
Shichimi togarashi é uma mistura de especiarias usadas frequentemente na culinária japonesa. Ele contém sete diferentes tipos de especiarias, como sansho (pimenta japonesa) e gengibre preto. A pimenta malagueta, no entanto, é o sabor predominante.

Significado de Sauté
Sauté é uma palavra francesa, um termo que significa ‘saltar’, ou seja, cozinhar em uma pequena quantidade de gordura, não deixando que o alimento grude na panela, sacudindo os ingredientes durante o processo de cozimento.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários