Culinária

Receita de karê tradicional: curry japonês

Foto: Marc/No Recipe

Karê é um dos pratos mais populares entre os japoneses jovens. Deliciosamente picante e facílimo de fazer.

Atualizado em 19/11/2017


O karê é um prato típico da culinária japonesa, mas com origem indiana e um toque britânico. Contudo, o curry japonês (カ レ ー ラ イ ス karei raisu) foi introduzido no Japão em 1872, segundo uma pesquisa realizada pelo Oricon, o mais importante grupo de pesquisa e estatísticas de produtos no mercado japonês.

A iguaria é basicamente um ensopado preparado com mais de 35 ingredientes e temperos, tendo como base o molho curry.

A palavra curry é derivada do “kira”, uma língua falada no sul da Ásia, ou seja, o tamil, que tem origem indiana. Daí o nome karei (karê) usado pelos japoneses.

O molho curry é uma especiaria composta por ingredientes picantes, como gengibre, pimenta vermelha, canela, cominho, pimenta-do-reino, cravo, erva-doce, cúrcuma, coentro em grãos, entre outros.

De cor amarelo-forte e sabor acentuado, o karê é muito apreciado pelos japoneses, pois além do aroma apimentado (que estimula o apetite), é nutritivo e balanceado, já que o prato é comumente feito com legumes.

De acordo com a pesquisa da Oricon, o karê é um dos pratos favoritos dos jovens japoneses, perdendo apenas para o lamén (ramen). A comida é tão apreciada no arquipélago que os japoneses a comem com arroz 84 vezes por ano, o que dá a média de uma vez a cada quatro dias.

Gohan (arroz japonês) é o acompanhamento ideal para o karê. Isso porque ele balanceia o sabor picante do molho. Um karê tradicional leva carne (bovina, suína ou frango), legumes (batata e cenoura), grãos e/ou vegetais. A receita a seguir é com carne de porca, batata, cenoura e grãos de ervilha.

Ingredientes (porção para 6 pessoas)

1 quilograma de costela de porco cortadas em pequenos pedaços (preferência ocidental) ou 700 gramas de lombo de porco cortados em cubos de até 4 cm (mais usado pelos japoneses).

1 xícara de molho de soja

2 colheres de sopa de gengibre ralado

1 colher de sopa de curry em pó

Água filtrada, o quanto baste para cobrir a carne de porco

1 xícara de farinha de trigo

2 batatas grandes cortadas em cubo

2 cenouras contadas em rodelas largas

200 gramas de ervilhas em grãos

2 colheres de óleo de soja.

Modo de preparo

1 Em uma panela de pressão, frite as costelinhas ou os pedaços de lombo até dourarem.

2 Depois de dourar, cubra com água filtrada, acrescente o molho de soja e o gengibre. Deixe cozinhar na pressão por cerca de 10 minutos.

3 Espere sair toda a pressão antes de abrir a tampa. Feito isso, acrescente as batatas e cozinhe por mais 5 minutos “sem pressão”, ou seja, não feche a tampa.

4 Acrescente a cenoura, as ervilhas e deixe cozinhar por mais 10 minutos na pressão.

5 Tire a panela do fogo (reserve).

6 Em uma frigideira ante aderente, coloque a farinha de trigo e deixe até dourar.

7 Acrescente a farinha tostada e o curry na carne porco com legumes na panela de pressão. Mexa devagar e deixe cozinhar mais 10 minutos “sem pressão”.

8 Tire do fogo e coloque em uma bela travessa. Sirva quente e, se preferir, acompanhado de arroz.

* Receita sugerida por Guinju Tanaka / Via Gshow – Todos os direitos reservados.

Comentários