Culinária Datas festivas

Osechi: ceia japonesa de Ano Novo

Osechi (Foto: Wikimedia Commons)

Composta por uma grande variedade de pratos, Osechi é uma espécie de ceia tradicional, que é preparada durante o Ano Novo Japonês, chamado de Oshougatsu.

Atualizado em 26/11/2016 – 09h14


Os alimentos do Ano Novo no Japão são chamados de Osechi-ryori, uma espécie de ceia tradicional da época, sortida com saborosos pratos coloridos acondicionados em caixas laqueadas, chamadas de jubako.

Os tipos de pratos que compõem o osechi, que são preparados nos lares japoneses, variam de região para região. Os pratos mais comuns são: kobumaki (rolos de kombu cozido), kuromame (diz-se feijão preto japonês que na verdade é um tipo de soja), kurikinton (batata doce amassada com castanhas), tazukuri (sardinhas secas cristalizadas), entre outros.

O gobo (bardana), renkon (raízes de lótus) e camarões são geralmente usados como ingredientes. Além disso, vários tipos de ozooni ou zoni, sopa de bolinho de arroz (mochi), são também comumente consumidos durante o feriado de Ano Novo, chamado de Oshougatsu ou somente Shogatsu, em linguagem informal.

Cada prato de osechi tem algum significado como, por exemplo: boa saúde, boa colheita, felicidade, prosperidade, vida longa, etc. Diz-se que pratos coloridos de amarelo e ingredientes como kazunoko (ovas de arenque) simbolizam prosperidade e que vários feijões (mame) implicam em desejo de boa saúde. Além disso, comidas coloridas de vermelho, rosa e branco, como kamaboko (bolo de massa de peixe) fatiados, representam as cores da celebração.

Tradicionalmente, os japoneses costumam terminar o preparo dos pratos osechi na véspera de Ano Novo para manter a comida ao longo do feriado Oshougatsu, que tem uma duração um tanto complicada, variando de região para região. Contudo, o feriado compreende entre o primeiro dia do ano até o dia 03 de janeiro, com as pessoas voltando ao trabalho no dia 04, mas outros desfrutam a partir do dia 30 de dezembro até o dia 03 ou 04 de janeiro, com alguns podendo prolongar até o dia 07 de janeiro.

Atualmente, muitas pessoas compram os osechi prontos em lojas ao invés de prepará-los em casa, isso porque os pratos que compõe esta ceia tradicional são bem variados, o que torana um tanto difícil de preparar, até mesmo para os próprios japonesa.

Em todo o Japão, existem empresas especializadas na venda das iguarias típicas do Oshougatsu, além de supermercados e lojas de conveniência, que ficam incrivelmente sortidas com os pratos coloridos nessa época do ano.

É possível também encomendar os pratos da ceia Osechi-ryori previamente embalados nas caixas jubako. Um conjunto de jubako é constituído de 3 a 5 caixas de formatos quadrados, hexágonos, octógonos ou redondos, que se encaixam uma sobre a outra, e possui uma tampa para ser colocada no topo.

As caixas  jubako são comumente utilizadas em ocasiões especiais e datas festivas (os chamados sekku), como o tanabata. Mas há quem as utilize de forma simples, como nos famosos piqueniques durante a floração da cerejeira.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários