Culinária

Receita de Sukiyaki à moda tradicional japonesa

Sukiyaki à moda tradicional japonesa (Foto: Mundo-Nipo/ Restaurante Tanaka Maria Rosa)
Sukiyaki à moda tradicional japonesa (Foto: Mundo-Nipo/ Restaurante Tanaka Maria Rosa)

O Sukiyaki é tradicionalmente preparado e consumido ao mesmo tempo, conforme os ingredientes vão cozinhando…

Atualizado em 19/07/2017


O Sukiyaki, um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa, é tradicionalmente preparado à mesa, em uma panela de ferro sobre um fogareiro portátil, e consumido a medida que os ingredientes são cozidos. Mediante a esse modo de preparo, o prato ficou conhecido como “fondue japonês”.

Os ingredientes mais usados no Sukiyaki são carne bovina e/ou suína fatiadas bem finas, cenoura, verduras como acelga, agrião e couve-flor, shinkiku, moyashi (broto de feijão),  alho poró, hourenso, cogumelos (shiitake e shimeji), kamaboku (massa peixe), itokonnyaku/shirataki (macarrão produzido a partir da batata konjac), macarrão udon, entre muitos outros ingredientes.

Este prato teve origem no campo, onde os trabalhadores assavam batatas-doces direto no fogo com rastelos usados nas plantações. Posteriormente, os japoneses começaram a assar outros legumes, adicionar molhos e agregar ingredientes importados de outros países como a manteiga e a carne bovina, criando assim o Sukiyaki que conhecemos hoje.

O prato começou a ser preparado em panelas de ferro onde também eram servidos e sua aceitação foi tão grande que o Sukiyaki passou a ser preparado em diversas festas, reafirmando a cultura e tradição japonesa de estreitar os laços afetivos da família e de amigos durante as refeições envolta da mesa.

Veja como se prepara um delicioso Sukiyaki à moda tradicional japonesa:

Ingredientes (para quatro pessoas)
• 50g  ou 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal;

• 200g de carne bovina (filé mignon ou alcatra) cortados em fatias finas, com cerca de 7 a 10 centímetros de comprimento;

• 200g de lombinho de porco cortados em fatias finas, com cerca de 7 a 10 centímetros de comprimento;

• 1 cenoura grande fatiada em rodelas;

• 6 folhas de acelga fatiadas em pedaços de 5cm ou de acordo com a preferência;

• 5 talos de agrião cortados ao meio ou de acordo com a preferência;

• 1 talo de alho poró cortado em pedaços pequenos ou de acordo com a preferência;

• 100g de broto de feijão;

• 8 cogumelo shitake sem o talo;

• 1 bandeja de cogumelo shimeji (opcional);

• 1 caixa de tofu cortado em cubos de 3cm;

• 1 cebola cortada em rodelas grossas ou em cubos;

• 4 ovos inteiros;

• 250g de macarrão udon e meio pacote de itokonnyaku (previamente lavado e semi-pronto) – 1 pacote inteiro se for colocar somente o itokonnyaku;

Ingredientes do Molho
• ½ xícara (chá) de água;

• ½ xícara (chá) de molho de soja (shoyu);

• ½ xícara (chá) de saquê culinário (sake mirin);

• 2 colheres (sopa) de açúcar;

Modo de preparo
1º Misture todos os ingredientes do tempero e reserve.

2º Arrume o restante dos ingredientes numa travessa grande e leve à mesa.

3º Aqueça a panela no fogareiro em cima da mesa, derreta a manteiga e doure a carne. Em seguida, acrescente o tempero do molho e deixe no fogo até levantar fervura. Depois coloque a cenoura.

4º Aos poucos vá acrescentando a cebola, os cogumelos, o broto de feijão, o itokonnyaku e/ou udon, o tofu, o alho poró, a acelga e o agrião.

5º Tampe e deixe até que cozinhem.

6º Coloque um ovo (crú) em cada tigela individual e sirva mergulhando os ingredientes do sukiyaki. Para aqueles que preferirem, sirva sem o ovo.

7º Na medida que for se servindo, vá acrescentando o restante dos ingredientes e o molho do sukiyaki na panela sempre que necessário (não coloque tudo de uma só vez para que os ingredientes não passem do ponto).

Dicas de acompanhamento
Como acompanhamento, prepare um pouco de gohan (arroz japonês) e misoshiru ou missoshiru (sopa de missô).
Receita de gohan
Receita de missoshiru

Vídeo prático de como preparar Sukiyaki
O canal japonês Unseen Japan  no Youtube publicou um vídeo em inglês/japonês bem didático, que ensina como fazer sukiyaki. A receita é ligeiramente diferente da publicada aqui, mas a dinâmica de como se prepara é a mesma mostrada no vídeo, o que ajudará aqueles que não têm muita intimidade com a culinária japonesa a preparar a receita do Mundo-Nipo, que é tradicional e comumente feita pelos japoneses.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*