Culinária

Receita de Tamago Gake Gohan: arroz coberto com ovo e molho tradicional

Tamago Gake Gohan (arroz coberto com ovo cru) representa à autêntica ‘fast food japonesa’ e uma das formas preferidas de comer ovos pelos japoneses.

Atualizado em 31/05/2016 – 07h28


Tamago Gake Gohan (arroz coberto com ovo cru) representa à autêntica ‘fast food japonesa’. Além de simples e fácil de preparar, esta refeição é muito saborosa e uma das formas preferidas de comer ovos pelos japoneses.

No Japão, o prato é muito tradicional no café da manhã . A receita a seguir utiliza alguns produtos para a cobertura que são típicos da culinária japonesa, de forma que, se não encontrá-los, poderá substituí-los por outros (veja em “dicas de ingredientes” no final da receita).

Ingredientes (para 4 pessoas)
• 600g de arroz japonês (gohan) cozido e quente (veja como se prepara o arroz em Receita de Gohan)
• 4 ovos frescos
• Molho de soja (shoyu), quantidade à gosto

Cobertura tradicional (sugerida)
1. Pasta de alga marinha (iwa nori)
2. Lascas de peixe seco
2. Filhotes de anchovas secas (chirimen zansho)
4. Picles japonês
5. Mariscos asari fervidos em molho de soja

Modo de preparo
Separe quatro tigelas e as encha com o gohan recém-cozido, bem quente, Depois quebre um ovo por cima de cada uma. Em seguida, salpique os ingredientes que preferir. Acrescente o molho de soja e misture bem ou, se preferir, consuma sem mexer.

Dicas sobre os ingredientes
Se não encontrar os ingredientes para a cobertura tradicional, pode ser usado espinafre cozido ou até salmão e/ou atum em lata. Contudo, muitos japoneses o consomem somente com o ovo e o molho de soja como cobertura.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários