Culinária

Receita de gohan, arroz japonês

O arroz é o alimento mais consumido no Japão, onde cada região produz uma variedade imensa de desses grãos, cada qual diferente no sabor e na textura…

Atualizado em 14/02/2016 – 10h21


Não precisa dizer que o arroz é o alimento preferido dos japoneses e, praticamente, todos os asiáticos simplesmente o amam. No geral, o arroz usado no Japão tem grãos curtos, que dão uma consistência meio grudenta após cozidos, o que facilita comê-los com os pauzinhos (hashi) utilizados como talheres pelos asiáticos.

No Japão, cada região produz uma variedade imensa de arroz, que são ligeiramente diferentes no sabor e na textura, portanto, vale a pena experimentar as variedades existentes de arroz e descobrir a que mais agradará ao seu paladar.

O arroz japonês (gohan) deve ser bem lavado antes de ser cozido. Entretanto, existe o arroz previamente lavado (musenmai), produzido no Japão. Apesar de ainda ser muito desconhecido no ocidente, o musenmai já está disponível para venda em algumas lojas de produtos asiáticos no Brasil, mas a um preço nada saboroso.

Ingredientes (porção para 4 a 6 pessoas)
• 500g de arroz japonês tipo 1 de grão curto
• 700 ml de água

Lavando o arroz
Coloque 500g de arroz em uma tigela com água, esfregue-o, delicadamente, com as palmas das mãos, verá uma água turva, de cor leitosa, jogue essa água suja fora com a ajuda de uma peneira funda ou com um escorredor de arroz comum, em seguida, retorne o arroz para a tigela e a encha novamente de água, repetindo o processo de esfregar o arroz na tigela por 10 vezes ou mais – até que a água fique totalmente clara e limpa, livre dos farelos e das impurezas. Depois de concluída a lavagem, deixe o arroz descansar na peneira por 30 minutos antes de cozinha-lo. Neste intervalo, o arroz crescerá visivelmente.

Arroz japonês (Fotos: Donade Yumura/Mundo-Nipo)

(Fotos: Donade Yumura/Montagem Mundo-Nipo)

Cozinhando o arroz
Em uma panela para arroz, de preferência em uma que seja espessa e com o fundo resistente, coloque o arroz e 700ml de água fria, mas não adicione sal. Coloque para cozinhar e, quando escutar a água fervendo, tampe bem a panela e abaixe o fogo, deixando cozinhar por mais uns 15 minutos, depois desligue o fogo e, sem destampar a panela, deixe descansar por cerca de 10 minutos. Retire a tampa e mexa com uma colher achatada, de pau ou polipropileno, pegando o arroz de baixo e trazendo para cima, sem esmagar. O ideal é que ele fique um tanto grudento, mas não uma pasta ou massa.

Arroz japonês (Foto: Donade/Mundo-Nipo)

(Fotos: Donade Yumura/ Montagem Mundo-Nipo)

Proporção de água
É difícil dizer com exatidão a proporção certa de água para uma determinada quantidade de arroz. Cada região produz seu tipo de arroz que pode diferir pela consistência – uns precisam de um pouco mais de água para o cozimento. Contudo, cada pessoa tem seu próprio gosto, portanto, pode preferir adaptar a receita de acordo com o seu paladar e a sua preferência de consistência.

Nota
A proporção de água desta receita é para o arroz Guin, mas o Tipo 1 e de grão curto. É o arroz japonês mais comum no Brasil, fácil de encontrar nas importadoras e lojas de produtos asiáticos.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários