Culinária

Receita de bekon to zukkini: caldo de abobrinha com bacon

O Bekon to zukkini é de fácil preparo, podendo ainda ser adaptado para fazer sopas sazonais, usando vegetais de época.

Atualizado em 26/08/2018


Como a cozinha italiana tornou-se mais familiar no Japão, os agricultores começaram a cultivar mais vegetais típicos da Itália. Um desses vegetais é a abobrinha, um parente da abóbora e que oferece uma textura diferente.

A receita a seguir é de Kuniaki Arima, chef de um restaurante em Tóquio. Ele sugere pratos leves como caldos, molhos e sopas feitos com abobrinha, que podem ser consumidos tanto em dias quentes como frios. Arima ressalta que o “Bekon to zukkini” é de fácil preparo, podendo ainda ser adaptado para fazer sopas sazonais, usando vegetais de época como cenoura, nabo, inhame, entre outros.

Ingredientes (porção para 4 pessoas)

3 abobrinhas médias, de preferência, abobrinha japonesa (total de 350 gramas)
100 gramas de bacon
50 gramas de batata
1/2 de cebola (60 gramas)
2 dentes de alho
500 ml de água
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de açúcar
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo

1 Corte o alho ao meio e retire os brotos verdes do centro. Depois descasque a cebola e as batatas, em seguida, corte-as em pedaços cumpridos (reserve)

2 Corte a abobrinha em rodelas com cerca de 1 cm de largura (reserve)

3 Coloque os dentes de alho e 2 colheres de chá de azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo baixo. Frite até que a borda comece a ganhar cor e o aroma aumentar, virando os lados ocasionalmente.

4 Depois adicione a cebola e a batata, revista com mais azeite e refogue, em seguida, adicione o bacon e deixe cozinhar ambos os lados. Quando o aroma da carne aumentar, acrescente a abobrinha e adicione mais um pouco de azeite.

5 Despeje a água, aumente o fogo e deixe até ferver. Depois de fervido, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que os vegetais amoleçam. Em seguida, adicione o sal, o açúcar e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

6 Desligue o fogo e espere esfriar, até ficar em uma temperatura morna. Depois remova o bacon e reserve. Em seguida, bata o restante do cozimento em um liquidificador.

7 Depois de batido, despeje o caldo de volta na mesma panela de cozimento. Adicione sal a gosto e deixe aquecer em fogo baixo por 3 minutos, não deixe ferver.

8 Após o rápido aquecimento, despeje tudo em uma bela tigela e coloque o bacon cortado ao meio ou em quatro no centro da tigela.

9 Antes de servir, despeje uma boa quantidade de azeite por cima do bacon, se desejar.

Informação nutricional (por porção)
Calorias: 160 / sódio: 1,1 gramas / gordura: 12,9 gramas

Restrição de uso
Receita pertence à página Okazu Kashikoi, do Jornal The Asahi Shimbun / Tradução do Mundo-Nipo. É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe um comentário