Os 10 melhores adjetivos que descrevem os japoneses, segundo ocidentais

Educado e inteligente estão entre as qualidades que os ocidentais escolheram para caracterizar os japoneses, segundo enquete japonesa.
Vendedores cumprimentando os clientes em loja de departamento no Japao Foto Getty Images 900x550 02
Foto: Reprodução/Getty

Não há um país no mundo imune a estereótipos. Todas as pessoas formam opiniões com base na cultura de cada país e, principalmente, no comportamento, caráter e personalidade mais comuns de seus habitantes.

E foi pensando nisso que o site japonês Madame Riri, um portal japonês especializado em enquetes, disponibilizou um tópico com o título “Palavras perfeitas para descrever o povo japonês”, e os resultados foram surpreendentemente positivos.

Veja abaixo os 10 adjetivos que os ocidentais escolheram para caracterizar o povo do Japão, de acordo com Madame Riri:

1 EDUCADO

A maioria dos estrangeiros acham os japoneses extremamente educados ou “reigi tadashii”, em japonês.  Muitos assinalaram que o Ojigi, forma de cumprimentar no Japão, é um dos principais motivos que os leva a considerar os japoneses educados.

Embora o aperto de mão seja perfeitamente comum no Japão atual, muitas vezes ele vem com o costume de curvar-se logo em seguida. Para a mentalidade ocidental, este estilo de saudação parece muito mais polido do que um simples aperto de mão.

Contudo, a educação dos japoneses vai muito além de uma forma diferenciada de cumprimentar. Podemos entender isso com mais clareza na prática denominada “Cultura Omotenashi”, que é um modo de vida no Japão, um termo que pode ser traduzido como “hospitalidade japonesa”. Na prática, a expressão combina a educação e uma polidez requintada, com um desejo de manter a harmonia e evitar o conflito.

2 PONTUAL

Os japoneses levam o seu tempo muito a sério. Para tanto, basta dizer que as companhias ferroviárias do Japão, tanto de trem como de metrô, são conhecidas por seus horários extremamente pontuais. Aliá, o metrô de Tóquio é considerado o mais preciso do mundo.

Metro de Toquio Foto Flickr Tim Adams 900x550 min
Metrô de TóQouio | Flickr@Tim Adams

Quando existe um atraso, são emitidos boletos informando o motivo para que os passageiros possam levar como prova no trabalho. Afinal de contas, na cultura japonesa, chegar atrasado ao trabalho, ou em qualquer destino que seja, deixa uma impressão muito ruim.

3 GENTIL

Ao contrário de educado, que pode ter suas desvantagens, gentil é uma palavra genuína para os japoneses. Um grande exemplo é o costume japonês de levar um presente (geralmente alimentos) quando visitam à casa de outra pessoa. Este adjetivo louvável foi a terceira palavra mais frequente durante a discussão na enquete.

4 TRABALHADOR

Trabalho ou “hataraki-mono” é definitivamente uma das principais palavras para classificar a mentalidade japonesa. Em uma cultura onde o trabalho deve sobrepor até mesmo a própria família, é surpreendente que os cidadãos estrangeiros tenham escolhido esta descrição em particular.

Existe até uma palavra para morte por excesso de trabalho (karoshi). Não é incomum para os japoneses trabalharem mais algumas horas após seu expediente contratual e, se não for um trabalhador de contrato, o que significa que não são pagos as horas extras, mesmo assim ainda é considerado rude sair no horário certo.

5 RESPEITOSO

Outro adjetivo associado com educado: respeitoso ou “tanin ni taishite Keii wo hyo suru”, descrevendo livremente em japonês.

Ojigi ato de cumprimentar no Japao Foto Stockvault 13102020 900x600 compressed
Ojigi, ato tradicional de cumprimentar no Japão | Foto Stockvault

No Japão, tudo que for antigo, incluindo as pessoas mais velhas, é tratado com extremo respeito. No entanto, o principal exemplo de respeito é para com as próprias tradições e cultura, que são respeitadas acima de tudo.

6 TÍMIDO

Uma impressão geral dos cidadãos do Japão é que eles são pessoas muito retraídas, ou seja, pessoas tímidas ou “hazukashigariya”, em japonês. Isso pode estar ligado a seu foco em educação e respeito.

É verdade que nem sempre eles são tão retraídos, principalmente os jovens, que estão mais abertos à cultura ocidental. Muitos japoneses se preocupam com seus conhecimentos de línguas estrangeiras e tem medo de dizer ou pronunciar algo errado, principalmente na língua inglesa, que tem sido a segunda mais falada no país.

7 INTELIGENTE

Este é um dos principais estereótipos que define o povo do Japão, que são tidos como pessoas extremamente inteligentes não só por serem excessivamente aplicados nos estudos, mas também por estarem sempre buscando aprender durante toda a sua vida. A palavra japonesa para inteligente é “kashikoi”.

8 AGRUPADO

Um conselho para todos os aspirantes a professores de inglês no Japão é realizar muitas atividades em grupo. Ao contrário da América, onde o trabalho em grupo, muitas vezes, não é considerado porque compartilhar com outros estudantes pode significar que o trabalho será dividido de forma desigual.

Os estudantes japoneses, no entanto, não gostam muito de expressar suas opiniões separadamente, preferindo trocar ideias com os colegas para tomar uma decisão em grupo.

9 FORMAL

Os japoneses têm a reputação de ser muito formal na maneira de expressar-se tanto nos gestos como na linguagem. De modo geral, no Japão, existem diversos níveis de formalidade, e tudo depende a quem estiver se dirigindo. Isso pode ser cansativo para as pessoas que tentam aprender a língua.

10 LIMPOS

Um dos principais motivos de os ocidentais considerarem a limpeza como um dos maiores adjetivos dos japoneses é por vê-los, através da internet, recolhendo o lixo em locais públicos.

Você sabia que os estudantes japoneses limpam as suas escolas?  Quase não há zeladores nas instituições de ensino do país. São os próprios estudantes que transportam os sacos de lixo, varrem os corredores e limpam as salas, doando cerca de 30 minutos ou mais de seu tempo todos os dias.

Alunos no Japao limpando a escola Foto Montagem quora com
Fotos: Montagem quora.com

A maioria dos comerciantes também limpa as suas lojas e varre as calçadas da frente com o pensamento voltado em manter não somente seu negócio limpo, mas também no entorno dele.

Conclusão da enquete

No geral, a enquete revelou que a impressão dos ocidentais para com os japoneses é a melhor possível, embora tenha deixado a desejar em relação à divertimento e lazer, indicando que os japoneses ainda têm de melhorar bastante para ser considerado um povo divertido.

Matéria traduzida e adaptada por Maria Rosa.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 13/11/2020.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
4
Shares
Previous Article

Fezes de pássaros desativam semáforos e prejudicam trânsito em Nagano

Next Article

Japão vai iniciar pesquisas para desenvolver vacina contra gripe aviária

Related Posts