5 hábitos rudes que não são considerados falta de educação no Japão

Fazer barulho ao sugar uma sopa, por exemplo, é classificado como grosseiro pelo ocidentais, mas o ato é muito comum no Japão.
Japones tomando sopa Foto Reproducao Tofugu 900

Atualizado em 20/12/2022

Existe uma enormidade de regras de etiqueta no Japão que, por vezes, pode fazer os estrangeiros sentirem-se um pouco restritivos. Porém, há vários hábitos classificados como grosseiros por ocidentais, mas que, surpreendentemente, não são considerados rudes pelos japoneses e, ao contrário do que possa pensar, fazem parte da cultura japonesa.

Veja, abaixo, cinco hábitos “rudes” que fazem parte da cultura japonesa:
1 Chamar o garçom em voz alta

Quando é preciso chamar um garçom num restaurante, os japoneses falam em bom tom a palavra sumimasen (desculpe-me). Isso é uma coisa perfeitamente aceitável no país. Alguém vai correr direto para atender. Já no ocidente, o educado é esperar o garçom olhar ou, no máximo, levantar a mão sutilmente para ser atendido.

2 Empurrões em trens

Os trens no Japão, principalmente em Tóquio e Osaka, são demasiadamente lotados e os empurrões são comuns cada vez que é preciso subir ou descer de um trem na hora do rush.

Segurar ou abrir as portas

Em muitas situações, os japoneses são menos propensos a segurar as portas para um estranho. A cultura japonesa não destaca homens segurando ou abrindo as portas para as mulheres. Isso não representa, no entanto, que os japoneses não são educados. Significa apenas que o cavalheirismo no Japão não está associado a abrir ou segurar portas.

4 Comer sushi com as mãos

É perfeitamente aceitável comer todas as variedades de sushi com as mãos. Uma prática, no entanto, mais comum para os homens do que entre as mulheres. Ainda assim, é perfeitamente aceitável comer sushi, oniguiri e enrolados de sushi com as mãos no Japão.

Comer sushi com as mãos é perfeitamente aceitável no Japão | The Guardian
Comer sushi com as mãos é perfeitamente aceitável no Japão | The Guardian
Fazer barulho ao sugar uma sopa ou macarrão

Quando se consome macarrão quente ou frio, como ramen, udon, soba, entre outras delícias da culinária japonesa, é considerado educado sorver o mais alto possível. As sopas e caldos, como o popular missoshiru, também é costume fazer bastante barulho ao sugá-los, sendo que as tigelas dos caldos podem ser, “educadamente”, levadas a boca para que não sobre nada dentro delas.

Pode ser difícil para um ocidental se imaginar praticando tais atos, mas para os japoneses é algo estritamente cultural.

CONTEÚDO RELACIONADO
10 melhores adjetivos que descrevem os japoneses, de acordo com ocidentais

Entretanto, apesar desses poucos modos considerados “falta de educação” para alguns, uma pesquisa revelou que os estrangeiros consideram o povo japonês um dos mais educados do mundo.

Trem em Tóquio na hora do rush:


Por Maria Rosa
Fontes principais:
Sites: Asahi Shimbun | Japan Guide.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo.com (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
2
Shares
Previous Article
Violinos Foto Huffington Post

Mulher é presa no Japão por destruir coleção de violinos do ex-marido

Next Article
Violencia contra mulher Foto Stockvault 28 07 2017

Uma em cada 6 mulheres no Japão é vítima de violência, diz pesquisa

Related Posts