Datas festivas

Festivais de Verão no Japão: Nebuta Matsuri

Festival Nebuta de Aomori (Foto: Creative Commons)

Um dos maiores festivais do nordeste japonês, o Nebuta Matsuri é famoso por seus gigantescos carros alegóricos feitos de lanternas, caracterizando samurais e heróis da antiguidade.

O Festival Nebuta (Nebuta Matsuri) é um dos maiores e mais tradicionais da região de Tohoku (nordeste). Todos os anos, as ruas das cidades de Aomori (nordeste) e de Hirosaki (mais ao norte do Japão) ficam coloridas com lanternas gigantes. O evento é conhecido pelos ornamentados e gigantescos carros alegóricos feitos de lanternas, que podem chegar a 5 metros de altura por 10 metros de largura.

Geralmente, a festa acontece entre os dias 2 e 7 de agosto e traz uma enormidade de atrações, como queima de fogos, barracas de comidas típicas e desfiles de lanternas acompanhados por grupos de música tradicional, geralmente ao som de sinos, flautas e tambores – tudo isso é parte do calendário dos “Festivais de Verão” que alegram as cidades japonesas.

Nebuta – Lanternas dos carros alegóricos
Os desfiles acontecem pelas ruas dessas cidades e trazem os chamados “Nebutas”, que são lanternas feitas com bambu e papel no formato de figuras e personagens.

Essas lanternas gigantes são exibidas em carros alegóricos, e os personagens geralmente são no formato de samurais e heróis lendários em meio a criaturas místicas, que incluem animais, pássaros e até demônios. Por isso, o Nebuta simboliza a purificação da alma, enviando os espíritos do mal para o oceano.

Origem
Existem diferentes versões sobre a origem desse festival e uma delas é a de que surgiu como variação do ritual conhecido como “toro-nagashi”, um ritual de purificação e iluminação do caminho das águas para os espíritos.

Contam que o registro do primeiro Nebuta remonta ao período Muromachi (1336-1568), que foi criado durante um festival de verão em Kyoto.

Popularidade
Uma das razões para que o Nebuta Matsuri seja tão popular é a alegria e o colorido – uma espécie de carnaval japonês – que conta com a maciça participação dos cidadãos de Aomori e turistas de outras partes do Japão, além de muitos estrangeiros de todas as partes do mundo, que vão ao país exclusivamente para participar do popularíssimo festival.

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
• Site especializdo Vidasemvoltas
• Jornal The Asahi Shimbun

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários