Datas festivas

Hina-matsuri: Festival das Bonecas e Dia das Meninas

O Hina-matsuri é dedicado especialmente às meninas e considerada pelos japoneses como uma das mais importantes e tradicionais celebrações do país.

No Japão, todo dia 03 de Março é celebrado o Hina-matsuri – Festival das Bonecas e Dia das Meninas. Esta data é dedicada especialmente a meninas e considerada pelos japoneses como uma das mais importantes e tradicionais celebrações do país. A celebração é realizado sempre no terceiro dia de março com o intuito principal de afastar os maus espíritos e rezar pela felicidade e saúde das meninas.

Hina-matsuri (Foto: Aflo Images)

Hina-dan é uma plataforma onde são expostos bonecos (Foto: Aflo)

Tradicionalmente, as bonecas são expostas sobre um tapete vermelho em cima de uma plataforma (Hina-dan) em grandes templos, onde centenas de pessoas assistem a celebração dentro dos templos e outras tantas se aglomeraram respeitosamente do lado de fora.

 

A crença:

No Japão, os antigos e tradicionais acreditam que, quando uma menina nasce em uma família, os avôs oferecem ao bebê um Hina-ningyoo. Estas bonecas servem para proteger as meninas de doenças, espíritos malignos e má sorte.

Geralmente, as famílias que têm meninas, comemoram este dia exibindo bonecas em trajes típicos (Hina-ningyo), montadas em uma plataforma de vários andares (Hina-dan), que representam a antiga corte imperial japonesa.

 

Hina-matsuri "Dia das bonecas e das meninas no Japão" (Foto: Aflo: Images)

As famílias que têm meninas comemoram este dia exibindo bonecas em trajes típicos, montadas em uma plataforma chamada Hina-dan (Foto: Aflo Images)

 

A plataforma “Hina-dan”

O número de bonecas e de andares da plataforma varia, mas em geral são 15 bonecas dispostas em cinco ou sete andares. No andar mais alto ficam duas bonecas representando o imperador (Odairi-sama) e a imperatriz (Ohina-sama), iluminados por duas lanternas (Bom-bori).

 

Hina-matsuri - Odairi-sama e Ohina-sama (Foto: Aflo Images)

Odairi-sama e Ohina-sama (Foto: Aflo Images)

 

Os dois bonecos principais do Hina-dan:

O-bina ou O-dairi-sama: Boneco que representa o Imperador.

Me-bina ou O-hina-sama: Boneca que representa a Imperatriz.

 

Nos dois degraus abaixo ficam os seguintes bonecos:

Hina-matsuri / Hina-dan (Foto: Aflo Images)

Principais bonecos do Hina-dan (Foto: Aflo Images)

Penúltimo degrau (San-nin-kanjyo): ficam as bonecas das três senhoras da corte Imperial, que geralmente são expostas com sake ou alguma espécie de comida.

Antepenúltimo degrau (Go-nin bayashi): ficam os cinco músicos da corte tocando flauta, tambores e ou/ outros instrumentos musicais tradicionais japoneses.

Este conjunto costuma ficar em exposição por uns dias, mas o melhor é considerado ser exposto a cerca de duas semanas antes da data do festival, e voltar a ser guardado logo após o festival, caso tal não aconteça acredita-se que a menina case tarde, fique solteira por um longo período antes de se casar.

As bonecas usam roupas do período Heian. O kimono da boneca que representa a imperatriz ainda é usado nos casamentos reais.

 

Por Maria Rosa: Artigo criado originariamente em 2005

Principais fontes depesquisa:

• Livro: Japan – Dictionary Culture and Civilization | Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang
• Livro: Legends of Japan | Author: F. Hadland Davis
• Dicionário: Shogakukan – Dicionário Universal Japonês-Português | Autor: Jaime Coelho | Editora: Shogakukan
• Embaixada do Japão no Brasil

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso .

Comentários