Japão celebra Dia das Crianças com concurso de ‘bebê chorão’

Bebês são colocados frente a frente em um ringue e aquele que chorar primeiro é o vencedor. Tudo faz parte das celelbrações do Dia das Crianças no Japão.
Festival de bebe chorao no Japao EugeneHoshiko AP
Evento tem participação de lutadores de sumô | Foto: Reprodução / Eugene Hoshiko/AP

Aproximadamente 800 bebês participaram de um tradicional concurso anual de “bebê chorão”, realizado nesta segunda-feira (5), em Hiroshima, no oeste do Japão.

O evento é sempre realizado na data em que os japoneses comemoram o Kodomo no Hi, equivalente ao Dia das Crianças – mais precisamente  “Dia dos Meninos”. O objetivo do concurso é celebrar o crescimento saudável das crianças.

A tradição manda que lutadores de sumô participem da competição. A missão deles é segurar os pequeninos no colo durante o “embate”: dois bebês são colocados frente a frente em um ringue, aquele que chorar primeiro é declarado o vencedor pelo juiz que, por sua vez, participa do evento trajando devidamente roupas tradicionais de juiz de sumô.

Festival de bebe chorao no Japao EugeneHoshiko AP 02
Disputa de bebê chorão tem juiz oficial de luta de sumô | Eugene Hoshiko/AP

Alguns bebês já entram no ringue estourado em soluços, enquanto outros permanecem alegres e sorridentes, alheios ao que está acontecendo. Entretanto, para estes alegres bebês, há um árbitro “malvado” – em trages tradicionais – que grita com eles na tentativa de fazê-los chorar, o que nem sempre é atendido, já que muitos acham graça e sorriem ainda mais.

No final, não importa quem foi o bebê vencedor e sim a celebração da data especial, que é marcada com tradicionais festejos por todo o Japão.

MN – Mundo-Nipo
Fonte: NHK News

Total
0
Shares
Previous Article

FMI pede ao Japão que siga com plano de elevar imposto para 10%

Next Article

Morre premiado escritor japonês Junichi Watanabe

Related Posts