Datas festivas

Cerejeiras já estão em plena floração em Kawazu, no centro-sul do Japão

Cerejeiras vista durante o dia às margens do rio Kawazu (Foto: Divulgação/Kawazu Onsen)

Kawazu abriga cerca de 8,1 mil pés de cerejeiras da espécie Kawazuzakura. A concentração delas está às margens do rio Kawazu, onde 800 árvores formam um fantástico corredor de flores de cerejeiras em tons rosa.

Apesar de a primavera japonesa começar em março, uma espécie de cerejeira já começou a florescer em Kawazu, uma pequena cidade localizada na província de Shizuoka, no sul de Chubu, região central do Japão.

A espécie Kawazuzakura é comum em Kawazu e seu nome tem origem na própria cidade, onde o pico da florada deve ocorrer a partir do dia 20 deste mês e durar até o início de março.

Segundo o governo local, a cidade abriga cerca de 8,1 mil pés de cerejeiras dessa espécie. A concentração delas, no entanto, está às margens do rio Kawazu, onde aproximadamente 800 árvores formam um esplendoroso corredor de flores de cerejeiras em tons rosa.

No alto de sua floração, a vista panorâmica do local é de tirar o fôlego devido  sua beleza sem igual. Nessa época, a pequena cidade recebe milhares de visitantes de todas as partes do país e do mundo.

A cidade aproveita esse período de floração para realizar o “Kawazu-zakura Cherry Blossom Festival”, ou seja, Festival das Cerejeiras de Kawazu.

O festival em Kawazu, que tem cerca de três décadas de existência, começou na quarta-feira (10) e decorrerá até o dia 10 de março.

(Da agência Kyodo)

Origem
Em 1955, um morador de Kawazu chamado Katsumi Iida encontrou por acaso uma muda de sakura e decidiu plantá-la em seu quintal. Onze anos depois, com a planta já crescida, apareceram as primeiras cerejeiras de tom rosado e desde então a árvore floresce periodicamente no final de janeiro, com duração de aproximadamente um mês.

Em 1968, Mitsuya Katsumata, um morador de Ito (Shizuoka), decidiu reproduzir a espécie e plantou mudas em uma grande área de Kawazu.

A denominação Kawazuzakura se deu em 1974 porque, após várias pesquisas, especialistas descobriram que a espécie só existia na cidade e foi gerada de um cruzamento natural entre outros dois tipos de cerejeiras, o Ooshimazakura, que costuma florescer mais cedo, e o Hikanzakura.

A árvore que deu origem à espécie ainda existe no quintal da residência de Iida, que fica a 1.200 metros da estação Kawazu, linha Izukyu.

A espécie Kawazuzakura tem uma coloração mais rosada e dura mais tempo, sem contar que os botões são maiores e aparecem mais cedo.

Festival
Durante o período de floração, a cidade realiza anualmente o Festival de Sakura de Kawazu, que começou nesta quarta-feira e prossegue até 10 de março.

No evento, os visitantes podem apreciar as cerejeiras em vários pontos da cidade. Os trechos mais floridos estão à beira do rio Kawazu, desde a ponte Housen até a foz no mar, e nas proximidades da linha de trem Izukyu, onde fica a estação.

O Festival oferece infra-estrutura como inúmeras barracas de comidas e bebidas, lembranças, banheiros públicos e amplo estacionamento para carros de passeio e ônibus de excursões.

À noite, as cerejeiras recebem uma iluminação especial, oferecendo um visual bem diferente do que pode ser apreciado durante o dia. Os visitantes ainda podem experimentar gratuitamente um tipo de chá naturalmente doce, o Amagi-amacha, espécie típica na região.

Kawazu-zakura Cherry Blossom Festival
Local: margens do rio Kawazu e nas proximidades da estação
Data: de 10 de fevereiro até 10 de março, das 9h às 21h
Como chegar
De trem: estação Kawazu da linha Izukyu, que sai da estação JR de Atami
De carro: da rodovia expressa Tomei, saída Numazu, acesso pela estrada Amagi Line (rotas 136 e 414)
Estacionamento: 500 ienes por carro (8h30 às 17h) e 200 ienes (19h às 21h)
Tel.: 0558-32-0290 (Associação de Turismo de Kawazu)
*As informações/matéria sobre a “origem” e o “festival” são da revista online Alternativa.jp.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.


Saiba mais


Calendário 2016 da floração das cerejeiras nas prefeituras do Japão


Hanami Matsuri: Festival das flores de cerejeira


Comentários

Deixe de comentário

*