Datas festivas

Festival de Toshiya: torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo

Jovens de 20 anos celebraram o dia que antecede o Seijin No Hi (Dia da Maioridade), em um torneio de tiro com arco e flecha.

Festival em Kyoto

Cerca de 1.500 pessoas de todo o país participaram, no domingo (13), do Festival de Toshiya, onde jovens de 20 anos celebraram o dia que antecede o Seijin No Hi (Dia da Maioridade), em um torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo, em Kyoto.

 

Torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo, em Kyoto - 03 (Foto: Japan Talk)

Jovens japonesas, com 20 anos, no Torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo, em Kyoto (Foto: Japan Talk)

 

Os jovens, com 20 anos ou que completarão a idade até 01 de abril, vestindo trajes tradicionais, participaram do torneio de arco e flecha, um evento que tem mais de 400 anos de tradição.

 

Torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo, em Kyoto - 02 (Foto: Japan Talk)

Momento em que moças se preparam para atirar no torneio do Templo Sanjusangendo (Foto: Japan Talk)

 

O Festival de Toshiya teve seu início em 1606, quando um Samurai deu uma demonstração de sua habilidade Kyudo. Ele atirou uma sessão de 100 flechas, de rápidas sucessões, no comprimento total do Templo Sanjusangendo (121,7 metros).

A partir de então, transformou-se em um torneio anual do Templo Sanjusangendo, com eventos que lembravam maratonas de tiro com arco.

 

Torneio Antigo

O Hyakui:

O maior número de acertos no alvo com 100 flechas

 

O Seni:

O maior número de acertos no alvo com 1000 flechas.

No torneio de 1827, um menino de 11 anos venceu a competição ao atingir o alvo por 995 vezes, a uma distância de 121,7 metros.

 

O Hiyakazu

O maior número de acertos no alvo em 12 horas.

Em 1774, o vencedor do torneio acertou o alvo com a maior parte das 11.715 flechas que ele atirou. Isso equivale a uma média de 16 flechas por minuto em 12 horas de competição ininterrupta.

 

O Oyakazu

O maior número de acertos no alvo em 24 horas.

O vencedor em 1686 acertou o alvo com 8.133 das 13.053 flechas que ele atirou.

 

Torneio Moderno

A competição moderna é chamada de “Ohmato Taikai”, sendo bem menos extrema que os torneios dos tempos antigos. A competição acontece no segundo domingo de janeiro, um dia antes de Seijin No Hi (Dia da Maioridade).

 

Torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo, em Kyoto - 05 (Foto: Japan Talk)

Todos os participantes competem com vestimentas típicas, em um evento que tem mais de 4 séculos de história (Foto: Japan Talk)

 

O torneio atual conta com cerca de 1500 arqueiros ou mais, formado por moças e rapazes com 20 anos ou que completarão a idade até 01 de abril, que competem em metas atualmente definidas a 60 metros de distância.

Os arqueiros atiram em grupos de doze (existem apenas quatro alvos), prosseguindo para a próxima faze quem atingir o alvo com duas setas.

 

Templo Sanjusangendo - 06 (Foto: Japan Talk)

Rapazes, em trajes tradicionais, preparando-se para atirar (Foto: Japan Talk)

 

O torneio moderno é bem diferente dos velhos tempos das 1000 flechas por arqueiro ou as 13.053 flechas atiradas em 24 horas de competição.

Salvo o fato de que o arco e flecha utilizados atualmente no Torneio Ohmato Taikai ainda continuam nos moldes dos tempos antigos, bem mais difíceis de manejar do que o arco e flecha atual, os utilizados em competições internacionais, que são mais eficazes devido a sua alta tecnologia.

Por Maria Rosa

 

Para receber informações sobre a Cultura japonesa, siga o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 • É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, ler informações abaixo.


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários