Festival de Toshiya: torneio de tiro com arco e flecha

Jovens de 20 anos celebraram o dia que antecede o Seijin No Hi (Dia da Maioridade), em um torneio de tiro com arco e flecha.

Cerca de 1.500 pessoas de todo o país participaram, no domingo (13), do Festival de Toshiya, onde jovens de 20 anos celebraram o dia que antecede o Seijin No Hi (Dia da Maioridade), em um torneio de tiro com arco e flecha no Templo Sanjusangendo, em Kyoto.

Os jovens, com 20 anos ou que completarão a idade até 01 de abril, vestindo trajes tradicionais, participaram do torneio de arco e flecha, um evento que tem mais de 400 anos de tradição.

O Festival de Toshiya teve seu início em 1606, quando um Samurai deu uma demonstração de sua habilidade Kyudo. Ele atirou uma sessão de 100 flechas, de rápidas sucessões, no comprimento total do Templo Sanjusangendo (121,7 metros).

A partir de então, transformou-se em um torneio anual do Templo Sanjusangendo, com eventos que lembravam maratonas de tiro com arco.

Torneio Antigo

O Hyakui
O maior número de acertos no alvo com 100 flechas

O Seni
O maior número de acertos no alvo com 1000 flechas.

No torneio de 1827, um menino de 11 anos venceu a competição ao atingir o alvo por 995 vezes, a uma distância de 121,7 metros.

O Hiyakazu
O maior número de acertos no alvo em 12 horas.

Em 1774, o vencedor do torneio acertou o alvo com a maior parte das 11.715 flechas que ele atirou. Isso equivale a uma média de 16 flechas por minuto em 12 horas de competição ininterrupta.

O Oyakazu
O maior número de acertos no alvo em 24 horas.

O vencedor em 1686 acertou o alvo com 8.133 das 13.053 flechas que ele atirou.

Torneio Moderno

A competição moderna é chamada de “Ohmato Taikai”, sendo bem menos extrema que os torneios dos tempos antigos. A competição acontece no segundo domingo de janeiro, um dia antes de Seijin No Hi (Dia da Maioridade).

O torneio atual conta com cerca de 1500 arqueiros ou mais, formado por moças e rapazes com 20 anos ou que completarão a idade até 01 de abril, que competem em metas atualmente definidas a 60 metros de distância.

Os arqueiros atiram em grupos de doze (existem apenas quatro alvos), prosseguindo para a próxima faze quem atingir o alvo com duas setas.

O torneio moderno é bem diferente dos velhos tempos das 1000 flechas por arqueiro ou as 13.053 flechas atiradas em 24 horas de competição.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article

Grande Torneio de Sumô de Ano Novo: resultados do 2º dia

Next Article

Tóquio registra primeira nevasca da temporada

Related Posts