Datas festivas

Umi no Hi: Dia do Mar no Japão

"A Grande Onda de Kanagawa", obra de Hokusai | Foto: Creative Commons

O Japão é o único país do mundo que tem o Dia do Mar como Feriado Nacional.

Desde os primórdios da civilização, o mar foi o elemento da natureza que influenciou profundamente o desenvolvimento, a sobrevivência e o poder das Nações. Para os japoneses também não foi diferente. Assim, em 1996, o mar ganhou a sua merecida homenagem: um feriado nacional no mês de julho.

No Japão, o mar tem sido homenageado desde o dia 20 de julho de 1941, com a instituição do Umi no Kinenbi [海の記念日] (Dia Comemorativo ao Mar) pelo Ministério das Comunicações. A data corresponde ao dia em que o Imperador Meiji desembarcou no porto de Yokohama, a bordo do navio Meiji Maru.

Formado por 6.852 ilhas, o Japão é uma nação totalmente cercada pelo mar (kaiyookoku), onde a pesca prospera e a oportunidade de contato com produtos marinhos é grande. Mediante isso, o Dia do Mar foi criado como forma de agradecimento e desejo de prosperidade. Essa iniciativa fez do Japão é o único país do mundo a dedicar um feriado nacional ao mar.

Inicialmente, a data era celebrada em 20 de julho, mas, a partir de 2003, o feriado passou a ser comemorado na terceira segunda-feira do mês de julho, após a introdução do “Happy Monday System”, quando algumas datas comemorativas são alteradas para as segundas-feiras com o intuito de prolongar o final de semana e não quebrar a rotina de trabalho no meio da semana.

O mês do mar é marcado por diversas comemorações, incluindo exibições especiais de aquários de todo o Japão, além de atividades  no mar, em praias e em centros esportivos, com esportes aquáticos realizados por todo o país.

Instituição do Dia do Mar
Os mares que cercam o país foram importantes para o isolamento durante o período Edo (1600-1867). Algumas datas comemorativas da cultura japonesa são ligadas à natureza, como o Equinócio de Primavera e o Dia do Verde.

A data foi escolhida pelo ministro das comunicações Shozo Murata, em referência a uma viagem realizada pelo imperador Meiji.

Em 1876, o imperador havia feito uma viagem de inspeção pelo norte do Japão a bordo de um navio construído na Escócia, o Meiji Maru. No dia 20 de julho, o imperador retornou a Yokohama e foi esse o dia escolhido para lembrar a importância do mar para o país. Apenas em 1995 a data entrou para o calendário oficial, como primeiro feriado nacional comemorado durante o verão.

Por Maria Rosa
Fonte: The Asahi Shimbun

*É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Comentários