Hanami Matsuri: Festival de contemplação das flores no Japão

Hanami Matsuri acontece na primavera japonesa e, mesmo com outras flores florescendo nessa estação, o foco principal é a flor de cerejeira, símbolo da primavera japonesa.
Florada das cerejeiras no entorno do Castelo Himeji | ©JNTO

Atualizado em 05/03/2023

O Hanami Matsuri, que significa “Festival de contemplação das flores”, é um dos mais belos festivais do Japão e ocorre por todo o país durante toda a primavera. Comumente, a época de apreciação, principalmente a flor de cerejeira (sakura), ocorre entre os meses de março e maio, embora outras regiões o festeje em janeiro, fevereiro e junho, devido à época de florada das árvores que varia de acordo com cada região.

Na primavera japonesa, diversas espécies de cerejeiras florescem em todo o país, onde são apreciadas tanto por japoneses como por estrangeiros, inclusive, essa estação é a que mais atrai o turismo ao Japão, onde visitantes do mundo inteiro estão em todas as regiões japonesas exclusivamente para contemplar essa flor efêmera, cuja floração acontece uma única vez a cada ano.

Visitantes contemplam as cerejeiras no Parque Ueno durante a noite | ©Kyodo
Visitantes contemplam as cerejeiras no Parque Ueno durante a noite | ©Kyodo

Apesar de outras árvores florescerem na estação primaveril, como as lindas flores da árvore de ameixeira (umê), o foco principal é a cerejeira, árvore símbolo da primavera japonesa.

Várias atividades são realizadas em torno desta árvore durante a primavera, como festivais com músicas e danças. Mas a principal atividade é, com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas dessas belas flores. A vida de uma flor de cerejeira é breve, com duração de 5 a 7 dias no máximo.

Contemplação das cerejeiras no Parque Yoyogi, em Tóquio | ©Media Commons
Contemplação das cerejeiras no Parque Yoyogi, em Tóquio | ©Media Commons

Diz-se que a origem do Hanami remonta há mais de mil anos, quando os nobres aproveitavam a época para apreciar e escrever poemas sobre a flor de cerejeira. Com o passar do tempo, no entanto, a tradição criou outros hábitos e começou a ser praticada por todas as famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (Shunbun no Hi).

A prática do Hanami então tornou-se quase que um rito para todos os japoneses na época atual. Mediante isso, é comum ocorrer superlotação em jardins, parques, templos e tantos outros locais onde essas belas flores florescem. Muitos têm dificuldade em encontrar lugares para realizar o tradicional piquenique do Hanami.

Alguns parques aceitam até reservas, que muitas vezes são feitas com bastante antecedência. Muitos madrugam para chegar cedo aos parques e assim garantir um lugar decente para reunir a família e os amigos – a época em que as cerejeiras florescem é muito especial para o povo japonês.

No Japão, existem mais de 100 espécies de cerejeiras.  Elas variam de acordo com as cores, as folhas, o tempo de floração e a formação da árvore. Assim, como existem cerejeiras de várias espécies, o mesmo ocorre para o real significado do Hanami, que varia de acordo com cada pessoa. O mais poético é o simbolismo da flor em razão de sua efemeridade: “Tudo que é bom dura pouco”, diz o ditado.

No Hanami, muitos passeiam de bote no lago do parque Chidorigafuchi, fosso que cerca o Palácio Imperial de Tóquio | ©Asahi
No Hanami, muitos passeiam de bote no lago do parque Chidorigafuchi, fosso que cerca o Palácio Imperial de Tóquio | ©Asahi

A maioria dos japoneses prefere preparar com antecedência grandes porções de “Obentô”, ou simplesmente bentô, como é mais conhecido popularmente e que se refere a uma marmita de refeição única dentro de um potinho ou separada em diversos tamanhos de embalagens práticas.

O bentô tradicional da culinária japonesa contém arroz, peixe e/ou carne, e um ou mais tipos de conservas, além de legumes cozidos e frutas. Geralmente é usado um recipiente em forma de caixa onde todas as embalagens são acondicionadas.

Apreciação das cerejeiras no parque Chidorigafuchi, em Tóquio| ©JNTO
Apreciação das cerejeiras no parque Chidorigafuchi, em Tóquio| ©JNTO

Embora o bentô seja mais tradicional, alguns preferem preparar o Yakiniku (churrasco japonês). Eles também levam suas bebidas preferidas como o tradicionalíssimo chá, além de bebidas alcoólicas, como saquê e até cerveja.

Tradição do Hanami

Diz-se que a tradição do Hanami começou durante o Período Nara, quando a China ainda influenciava o Japão em muitos aspectos.

Cerejeiras vista à noite na ponte sobre o rio Kawazu | ©Alamy
Cerejeiras vista à noite na ponte sobre o rio Kawazu | ©Alamy

No período Heian (794-1191), os japoneses também tinham o costume de apreciar as flores da árvore de ameixeira juntamente com as flores de cerejeira.

Simbologia

A contemplação da flor de cerejeira também remete um simbolismo religioso. Em tempos antigos, era comum acreditarem na existência dos deuses dentro das árvores. Muitos faziam oferendas aos pés da cerejeira para pedir sorte e boas colheitas, embora alguns japoneses, os mais tradicionais, ainda cultuem este costume.

Em tempos idos, a cerejeira também era considerada símbolo do amor. As moças enfeitavam os cabelos com um galho ou flor de cerejeira e decoravam o jardim de suas casas com as flores para mostrar que estavam em busca de um amor.

Se originalmente a contemplação das flores era destinada somente à elite da corte imperial, com o passar dos anos essa prática se estendeu a artistas, poetas e músicos, que contemplavam a maravilhosa floração da cerejeira em busca de inspiração para suas artes. Com isso, a flor também ganhou um significado poético e filosofal.

Uma infinidade de pinturas, artesanatos, poemas entre outras artes, foi criada sob as cerejeiras ao longo dos séculos, retratando, elogiando e amando a delicada flor de vida tão curta.

Rivalidade entre a Cerejeira e a Ameixeira

Certo dia, Kinto Fujiwara, grande Conselheiro de Estado, e o ministro de Uji, discutiam sobre qual era a mais bela das flores da primavera e do outono.

“A cerejeira está realmente entre as mais belas flores da primavera, o crisântemo, entre as do outono”, disse o ministro.

Flores de ameixeira | ©Stockvault
Flores de ameixeira | ©Stockvault

Então Kinto retrucou: “Como a cerejeira pode ser a mais bela? Você esqueceu a ameixeira”.

A discussão se concentrou somente entre a cerejeira e a ameixeira, sendo preteridas todas as demais flores. Por fim, Kinto, não querendo ofender o ministro, deixou de insistir na questão e apenas disse: “Tudo bem e que assim seja”, e acrescentou, “A cerejeira pode ser a mais bela das duas, mas uma vez que tenha visto as flores da ameixeira vermelha numa manhã ainda branca de neve da primavera, você jamais esquecerá sua beleza”.

Flores de cerejeira | ©Stockvault
Flores de cerejeira | ©Stockvault

A suprema glória floral do Japão tem lugar em abril, quando chega a florada das cerejeiras e, como descrito na discussão acima, a cerejeira (sakura) e a ameixeira (umê), entre todas, são as árvores mais queridas pelos japoneses.

E conforme descreveu o poeta Motoori:

“Se alguém perguntar a você a respeito do coração de um verdadeiro japonês, apenas aponte para uma cerejeira florida brilhando sob o sol da primavera.”

Por Maria Rosa
Principais fontes de pesquisa
Livro: Japão – Dicionário, Cultura e Civilização;
Livro: Myths and Legends of Japan;
Site: Embaixada do Japão no Brasil.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Política do Site.

Total
35
Shares
Previous Article
Gichin Funakoshi Montagem Mundo Nipo Aflo Images julho2018 min

Karatê: filosofia e origens

Next Article
Mostra de cimema Especial Makoto Shinkai Foto Montagem Mundo Nipo

Casa das Rosas, em SP, tem mostra gratuita de animações japonesas

Related Posts