Feriado japonês Golden Week

A Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais no Japão que decorrem entre o final de abril e o início de maio.
Golden Week Foto Stockvault 900x600 20 04 2016jpg

Atualizado em 29/04/2022

Golden Week (Semana Dourada) é a junção de quatro feriados nacionais no Japão que decorrem entre o final de abril e o início de maio. Em japonês, Golden Week recebe ainda as seguintes denominações: “Ogata renkyu” e “Shukan ogon”.

A Semana Dourada é um período em que os japoneses aproveitam para estar próximos da família, o que resulta em um verdadeiro êxodo nas grandes cidades, visto muitos aproveitam o feriado para visitar os familiares que, geralmente, moram em cidades menos povoadas ou em áreas rurais.

Feriados que compõem a Golden Week
Dia 29 de Abril: Showa no Hi (Dia do Showa)
Emperador Showa Foto Agencia da Casa Imperial 900x1100 min
Imperador Showa | Foto: Agência da Casa Imperial

Neste dia comemora-se o aniversário do imperador Showa. Até 2006, essa data chamava-se Dia do Verde, pois o imperador apreciava muito a natureza. Mas em 2017 passou a ser exclusivamente celebrado como “Dia do Showa” ou da Era Showa. O Dia do Verde foi transferido para o dia 4 de maio.

Dia 3 de Maio: Kenpo Kinenbi (Dia da Constituição)
Constituicao do Japao Foto Aflo Images National Archives of Japan
Constituição do Japão | Foto: Aflo Images/Arquivo Nacional do Japão

A Constituição do Japão (Nihon-Koku Kenpo) tem sido a lei básica do Japão desde 3 de maio de 1947. A Constituição garante um sistema parlamentar de Governo e direitos fundamentais. Sobre esta Constituição, o Imperador é o simbolo do Estado e da união do povo, mas exerce um poder puramente cerimonial.

A Constituição, também chamada de a Constituição Pacifista (Heiwa-Kenpo), é famosa pela renúncia do Japão ao direito de declarar guerra, cláusula presente no Artigo 9, que foi escrito durante a ocupação dos Aliados, depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, o documento foi pré-alterado em 2015 pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe. Depois, em 29 de março de 2016, entrou em vigor a reforma militar japonesa, que permite às forças de autodefesa do país combater no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, pondo fim ao pacifismo defendido pela Constituição Japonesa. Contudo, o Dia da Constituição segue, até o momento, sendo celebrado em 3 de maio.

Dia 4 de Maio: Midori no Hi (Dia do Verde)
Midori no Hi Foto Japon Pratique 900x550 min
Midori no Hi | Foto: Japon Pratique

É um dia em que os japoneses demonstram seu respeito pela natureza. Antes de 2007, este feriado era chamado de Kokumin no Kyujitsu (Entre o Dia), que tinha sido criada para que a Golden Week se tornasse uma semana de feriados contínuos devido a uma lei japonesa que emendava dois feriados nacionais.

Dia 5 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)
Hodomo no Hi Foto Divulgacao Rubeusu Trend
Kodomo no Hi | Foto: Rubeusu Trend

Mais conhecido como Dia dos Meninos (Tango no Sekku). Neste dia, as famílias rezam pela saúde e sucesso de seus filhos. O Dia das Meninas (Hina Matsuri) é comemorado em 03 de março.

Originalmente chamado de ‘Tango no Sekku’ (Dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara. Embora o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos. As famílias expressam o seu respeito pelas crianças, hasteando o Koinobori (carpas coloridas em forma de birutas e bandeiras) em suas residências como forma de desejar força aos filhos.

Por Maria Rosa
Fontes principais de pesquisa
Livro: O Japão – Dicionário E Civilização| Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang;
Site: Japan Guide.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com nome e link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
3
Shares
Previous Article
Banco do Japao Foto Aflo Images 900x600 28 04 2016

BC do Japão adia prazo para meta de inflação e mantém política monetária

Next Article
Terremoto em 5 graus atinge Oita em 29 04 2016 Foto Reproducao JMA

Sul do Japão é atingido por mais um forte terremoto

Related Posts