Saiba por que o crisântemo é a flor nacional do Japão

O crisântemo carrega vasto simbolismo na cultura japonesa, figurando no Brasão Imperial e até mesmo na bandeira do Japão.
Crisantemos obra do artista Miyashita Yuzuaoi Foto garouooo.jp
Ilustração de Miyashita Yuzuaoi / © garouooo.jp

Muitos estão familiarizados com a bandeira japonesa, um sol vermelho sobre um fundo branco, que alguns supõem que tal emblema seja originalmente vinculado a Amaterasu, Deusa do Sol na mitologia japonesa e da qual é creditado a descendência da família imperial. Porém, esta suposição é ledo engano, pois trata-se de uma variação do estandarte do sol que, posteriormente, adquiriu raios simbolizando o “Crisântemo de dezesseis pétalas”, flor que representa o Império do Japão.

Em tempos antigos, signos astrológicos com diferentes simbolismos figuravam nos estandartes chineses, que descreviam o sol, lua, lebre, flores, pássaro, tartaruga, dragão, tigre, entre outros. Tais estandartes foram adotados pelo Japão no século VII, com os que representavam o sol e a lua. O sol representava o irmão mais velho do Imperador e, a lua, sua irmã. Porém, com o passar do tempo, os japoneses abandonaram muitos desses signos astrológicos tão caros aos chineses.

Bandeira japonesa

Foi somente em 1859 que surgiu a necessidade de se criar uma bandeira oficial para o Japão, época em que o país adotou apenas o estandarte do sol. No entanto, um simples círculo sem raios não era o suficiente e executou-se então um desenho mais elaborado com o “crisântemo de dezesseis pétalas”, um simbolismo apropriado ao padrão Imperial.

Bandeira do Sol Nascente
Bandeira do Sol Nascente | Foto: Creative Commons

Surgiu então a “Bandeira do Sol Nascente”, que muitos acreditam tratar-se apenas dos rais solares. Contudo, os dezesseis raios do sol são projetados em referência ao crisântemo de dezesseis pétalas.

Nominada em japonês como Kyokujitsu-ki, a Bandeira do Sol Nascente foi adotada pela primeira vez como bandeira naval em 7 de outubro de 1889 e usada pelo exército imperial japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Linda e, ao mesmo tempo polêmica, essa bandeira foi banida após o Tratado de São Francisco, que proibia o Japão de ter as suas próprias forças armadas, o que foi adotado na Constituição pacifista do país após a adoção do artigo 9.

Posteriormente, em 1952, a Bandeira do Sol Nascente começou a ser utilizada para representar as Forças de Autodefesa do japão – adotada oficialmente em 30 de junho de 1954. Atualmente, ela é usada como bandeira naval da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).

VEJA TAMBÉM
Significado das flores no Japão
Lenda japonesa: Dama Branca e Dama Amarela
Lenda japonesa: Princesa Aya e o espírito da peônia

O crisântemo então tornou-se a flor nacional do Japão por refletir simbolismo fértil de significados culturais do país desde os tempos antigos.

Crisântemo na arte japonesa

Famosas pinturas mitológicas de barcos, castelos, pontes e vários outros objetos foram desenhados a partir dessa flor, com admirável habilidade de artistas japoneses desde os tempos antigos até os atuais.

Crisantemos branco e amarelo arte de Koitsu Tsuchiya 1870 1949 Fot Ohmi Gallery 1
“Crisântemos branco e amarelo”, título da obra de Koitsu Tsuchiya (1870-1949 ) |Foto: Ohmi Gallery
Trono do Crisântemo

Outrora o crisântemo figurou como uma insígnia na “Guerra dos Crisântemos”, um longo conflito civil que dividiu a nação em duas facções hostis. Nos tempos atuais, no entanto, a flor representa a união do Império japonês, com seu trono apropriadamente nomeado de o “Trono do Crisântemo”.

Selo Imperial do Japão

O Crisântemo de dezesseis pétalas figura no “Selo Imperial de Japão” (Kikka Monsyo ou Kiku no Gomon), que também é chamado de Seal Crisântemo ou Crisântemo Flor Seal. O emblema ou crista é usado por todos os membros da Família Imperial do Japão.

Selo Imperial do Japao Imagem Edicao MN 900x550 02
Selo Imperial do Japão | Imagem: Edição de arte Mundo-Nipo

Sob a Constituição Meiji, não era permitido usar o selo imperial, com a exceção do Imperador do Japão. Posteriormente, cada membro da família imperial passou a usar uma versão ligeiramente modificada do selo. Alguns santuários xintoístas usaram relevantes versões modificadas do Selo Imperial, enquanto outros santuários incorporaram elementos da insígnia em seus próprios emblemas.

O símbolo é um crisântemo amarelo ou laranja com linhas pretas ou vermelhas. A esfera central é cercada por um jogo dianteiro de dezesseis pétalas. O jogo traseiro de pétalas é coberto parcialmente pelo jogo dianteiro, sendo visível nas bordas da flor.

Tradicionalmente, o Selo Imperial é tratado como se fosse o Selo Nacional do Japão. Ele se encontra, por exemplo, nas capas dos passaportes japoneses.

Passaporte japonês (Foto: Shutterstock)
Passaporte japonês | Foto: Shutterstock
Dia do Crisântemo no Japão

O Dia do Crisântemo (菊の節句 / Kiku no Sekku) é um dos cinco festivais mais antigos e sagrados do Japão (Gosseku).

Crisantemos Foto loja Katorisi na cidade de Katori 1
Crisântemos sortidos na loja de flores Katorisi, na cidade de Katori, em Chiba | Foto: Cortesia

A data é comemorada todos os anos no nono dia do nono mês. Teve início no ano de 910, quando a corte imperial japonesa realizou o seu primeiro Festival do Crisântemo.

Por Maria Rosa (artigo criado originalmente em 2008)
Fontes principais de pesquisa:
Livro: Legends of Japan | Author: F. Hadland Davis;
Livro: O Japão – Dicionário e Civilização | Autores: Frederic Louis David e Alvaro Iwang;
Livro: História da cultura japonesa – Autor:  José Yamashiro | Edição e publicação: Editora Ibrasa
Site: Asahi Shinbum

Ícone de atualização 01 Atualizada em 26/07/2021.

Restrição de uso
É permitida a reprodução desde que fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min
Total
17
Shares
Previous Article
Dolar Foto Stockvault RA1 17 12 2015 900x600 otimizada

Dólar segue exterior e fecha em alta, perto de R$ 3,40

Next Article
Bolsas de Estudo Foto Shutterstock Edicao de aarte MN 900x600 18 02 2016

Governo de Minas abre inscrições para bolsas de treinamento técnico no Japão

Related Posts