Umibozu, o monstro dos mares do Japão

Contam que Umibozu é uma criatura negra com mais de 30 metros. É dito que ele vive no litoral do Japão e sua primeira aparição foi registrada no período Edo.
Umibozu Arte de Sara Richard 900x608 compressed

Contam as lendas que o Umibozu é o temível monstro marinho do folclore japonês. Dizem que ele aparece frequentemente no litoral do Japão desde o Período Edo (1603-1868), época em que surgiram as primeiras “histórias” sobre essa criatura.

É dito que a principal ação desse monstro é destruir. Ele sempre aparece para devastar embarcações, levando consigo os seres humanos para as profundezas do mar. As lendas contam que a criatura pode formar um redemoinho nos litorais, e nele puxar tudo e todos que estiverem à sua margem.

Umibozu, por Shigeru Mizuki | ©Media Commons / Asian Wik
Umibozu, por Shigeru Mizuki | ©Media Commons / Asian Wik

Suas lendas e descrições são as mais variadas. Contam que a criatura pode tomar várias formas e até mesmo se fazer passar por um parente próximo, o “Funa-yurei”. No entanto, sua característica física principal é descrita como um ser gigantesco, chegando a medir trinta metros.

A aparência mais marcante desse monstro é a cor negra e a careca reluzente, cujo brilho pode ser visto tanto ao anoitecer como na luz do sol. Esta careca fez com que o Umibozu ganhasse o apelido de “Monstro careca”.

Umibozu, o monstro careca dos mares do Japão.
Umibozu | Media Commons

Alguns relatos do Período Edo contam que a criatura não tem boca e nem olhos, enquanto outras o narram com dois olhos gigantescos. Há ainda contos em que descrevem a criatura Umibozu com uma boca enorme e olhos reluzentes como fogo, essas descrições podem ser conferidas em várias ilustrações feitas por artistas japoneses ao longo de aproximadamente três séculos e meio, ou seja, até os tempos atuais essa criatura ainda é retratada no Japão.

Lendas

Existe um conto muito conhecido sobre o Umibozu e que figura na coleção de histórias do Período Edo. O conto narra sobre um marinheiro chamado Kuwana, que violou um código antigo de navegação, no qual proibia os pescadores de navegarem sozinhos.

Kuwana, no entanto, ignorou o antigo código ao pegar seu barco e sair sozinho mar adentro. Certo do que queria fazer, seguiu intrepidamente pelo mar que já se mostrava revolto. Não tardou muito para ele encontrar um grande Nyudo (um eufemismo para Monstro Careca), que surgiu dos mares exibindo sua careca reluzente. Seus olhos eram terríveis como o espelho de escarlata.

Encontro de Kuwana com o Umibozu - Arte de Richard Svensson
Encontro de Kuwana com o Umibozu / Arte de Richard Svensson | Reprodução

A temível criatura perguntou ao marinheiro se ele via algo em sua forma que fosse assustador. O marinheiro lhe respondeu como responderia a uma pessoa comum. Ele disse ao terrível mostro que não encontrava nada de assustador em sua aparência.

Logo após responder ao monstro, Kuwana seguiu seu caminho calmamente como se nada demais tivesse acontecido, enquanto Umibozu ficou parado em meio ao mar olhando o marinheiro seguir com seu barco. Em seguida, a criatura desapareceu.

A lenda do marinheiro Kuwana despertou a imaginação dos japoneses da antiguidade. A partir de então, surgiram uma gama de contos sobre a criatura.

Se defendendo do Umibozu

Contam que não temer ao Umibozu ou responder sem receio ao ser indagado faz com que ele desapareça do mesmo modo como surge. O medo dos seres humanos dá forças ao monstro, do mesmo modo que a falta de medo mina a criatura.

Há ainda uma antiga história envolvendo o guerreiro Kuwana no Tokuzo, que enfrentou um Umibozu sozinho, conseguindo vencê-lo após o mesmo ter aterrorizado o litoral leste japonês durante anos.

Kuwana no Tokuzo enfrenta Umibozu, obra do artista Utagawa Kuniyoshi, datada de 1843
Kuwana no Tokuzo enfrenta Umibozu / Obra do artista Utagawa Kuniyoshi, datada de 1843 | Reprodução
Registros em cartórios

Há relatos de que alguns pescadores japoneses, em tempos antigos, realmente presenciaram aparições do Umibozu. Muito desses relatos foram registrados em livros oficiais em cartórios nas províncias costeiras.

Em algum desses registros consta o avistamento de uma criatura parecida com um  polvo gigante, com tentáculos enormes, similar aos monstros marinhos comumente narrados nos folclores ocidentais, mas todos afirmando que a criatura era totalmente negra e com cabeça reluzente.

Ainda de acordo com esses registros, o monstro, além de negro como a noite e medindo mais de 30 metros de altura, teria uma cabeça gigante e reluzente. Seu corpo também seria constituído de pernas e longos braços, sendo estes usados para destruir as embarcações, diz um dos registros.

Umibozu, por Sara Richard
Umibozu, por Sara Richard | Reprodução
Popularidade

O mistério envolvendo essa criatura aguçou a mente dos mangakas da atualidade, profissionais que criam e desenham os famosos mangás (quadrinhos japoneses).

Mediante isso, Umibozu ganhou popularidade e já figurou em vária séries de mangás e animes, com algumas muito famosas no ocidente, tais como One Piece e Naruto.

Por Maria Rosa (Artigo criado originalmente em 2006)
Principais fontes de pesquisa
• Livro Myths and Legends of Japan
• Livro O Japão – Dicionário e Civilização
• Site The Asahi Shimbun / Cultura.

Total
3K
Shares
Previous Article
Satelite Astro H Foto JAXA 900x600 01 05 2016

Japão cessa operações para reaver satélite perdido de US$ 300 milhões

Next Article
Vulcao Sakurajima entra em erupcao em 01 05 2016 Foto Reproducao Huff Post Japan

Vulcão Sakurajima entra em erupção e alerta nível 3 é mantido

Related Posts