Tanuki, o personagem mais brincalhão do folclore japonês

Tanuki é uma criatura mística, travessa e alegre, que adora tomar saquê. Imagens dessa criatura são consideradas amuletos de boa sorte e prosperidade.
Variedades de Tanuki / Montagem Mundo-Nipo
Variedades de Tanuki / Montagem Mundo-Nipo

Atualizado em 06/09/2022

O Tanuki é um personagem do folclore japonês desde tempos antigos. Ele é uma criatura mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas, segundo relatos sobre a “criatura” que constam no livro Kojiki (Registro das Coisas Antigas), o livro mais antigo sobre a cultura do Japão, datado de 712.

Diz-se que a principal característica desse personagem é a predileção por saquê (sake, bebida fermentada feita de arroz). A criatura é frequentemente retratada usando chapéu e segurando uma garrafa de saquê na mão esquerda, enquanto a mão direita segura uma nota promissória – uma conta que ele nunca paga.

Quanto a aparência física de Tanuki, diz-se que ele é “gordinho e fofinho”. Ele ostenta uma uma barriga enorme e aparece sempre sentado sobre seu testículo gigantesco.

Desde os tempos antigos até os atuais, estátuas de Tanuki podem ser vistas nas portas (tanto do lado de fora como de dentro) de restaurantes e izakaya (um tipo de bar japonês) para atrair clientes. Isso porque imagens dessa criatura são consideradas amuletos de boa sorte e prosperidade, enquanto ele próprio é um grande degustador de comida e bebidas, em especial o saquê, claro!

Imagem gigante de Tanuki em frente a uma loja especializada em Shiga | Foto: Media Commons)
Imagem gigante de Tanuki em frente a uma loja especializada em Shiga | ©Media Commons
Meles anakuma, o texugo-japonês

No Japão antigo, a identificação desse personagem era incerta. Ele era referido à animais como itachi (doninha), ten (marta), musasabi (esquilo voador) e até guaxinim. Contudo, uma definição mais precisa do termo Tanuki ocorreu a partir da Período Edo (1603–1868), quando acabaram por identificá-lo com meles anakuma, uma espécie endêmica do Japão, que é comumente chamada no ocidente de texugo-japonês.

Meles anakuma fotografado no Inokashira Park Zoo, em Tóquio | ©Media Commons / Nzrst1jx
Meles anakuma fotografado no Inokashira Park Zoo, em Tóquio | ©Media Commons / Nzrst1jx

Como criatura sobrenatural, ele é considerado o mais “brincalhão” de todos os personagens animais do folclore japonês. Suas ações poderiam ser consideradas divertidas ao invés de cruéis como as “histórias” envolvendo a temível Kitsune, a raposa de nove caldas.

Seu principal poder é a capacidade de mudar de forma, transformando-se, na maior parte dos casos (lendas), em homens, mas também consegue adquirir formas de objetos inanimados, como um bule, por exemplo. Contudo, ele geralmente não obtém tanto sucesso na execução de seus planos, uma vez que ele é sempre descoberto.

Personalidade

Contam as lendas que os planos fracassados em aplicar brincadeiras nos humanos, em muitas das vezes, seria por conta de sua adoração por saquê.

“Ao sentir o aroma da bebida, a criatura esquece imediatamente de seu disfarce e levanta o rabo, revelando sua verdadeira identidade”, conta um trecho em uma de suas lendas descritas no livro “Legends of Japan”, obra compilada em três volumes por F. Hadland Davis, escritor e estudioso da mitologia japonesa.

Lendas

Uma das lendas mais conhecidas sobre a criatura tem o título de Bunbuku Chagama (“Chaleira que espalha felicidade”), na qual um Tanuki liberto de uma armadilha retribui a gentileza a seu salvador. Essa é apenas uma das tantas proezas e retribuição de bondade do atrapalhado personagem.

Contudo, a história popular Kachi Kachi Yama (A montanha Kachikachi), constitui em um dos raros exemplos em que se enfatiza o lado cruel desse personagem brincalhão. A história conta que ele serve a um homem uma sopa feita com a esposa dele. Este aspecto cruel estaria relacionado com sua origem, chinesa.

Já os japoneses cultivam o lado mais traquino do Tanuki, procurando ignorar a personalidade bárbara da criatura, que tem origem na China, como tantos outros personagens da mitologia japonesa. Mediante isso, o folclore japonês o retrata como uma criatura brincalhona, astuta e, ao mesmo tempo, “atrapalhada”. São raros os contos japoneses o descrevendo como cruel.

Variedades de Tanuki | Imagem: Montagem Mundo-Nipo
Variedades de Tanuki | ©Montagem Mundo-Nipo

Porém, histórias de bake-danuki (termo usado em referência ao Tanuki malicioso) são contadas em cada canto do Japão, especialmente em Shikoku, onde até hoje é creditado ao Tanuki ocorrência de eventos misteriosos. “Isso é trabalho de um Tanuki bake-danuki”, explica Hadland Davis no volume 2 de seu livro.

A criatura também aparece em muitas expressões da língua japonesa como Tanuki-Oyaji (velho astuto) e Tanuki-Neiri (sono fingido), por conta do costume desses animais, os texugos, de fingir-se de morto ou adormecido quando surpreendido.

No livro o livro “Japan – Dictionary Culture and Civilization”, consta que a criatura pode ser um yokai (espírito ou fantasma), como também um animal “vivo”, que ganhou poderes místicos.

O personagem também tem nomes distintos em determinadas regiões e suas “pegadinhas” nos humanos variam de acordo com cada tipo de Tanuki.

Quatro variedades mais famosas de Tanuki

Danzaburou-danuki
Variedade originária da ilha de Sado, na prefeitura de Niigata

Shibaemon-tanuki
Variedade da Ilha Awaji, na província de Hyogo

Yashima no Hage-tanuki
Variedade da cidade de Yashima, na província de Kagawa

Bake-danuki
Termo usado para espécie maliciosa de Tanuki e referido em praticamente todas as regiões do Japão.

Algumas “histórias” famosas envolvendo Tanuki
Bunbuku Chagama

O conto envolvendo Bunbuku Chagama ocorreu em Tatebayashi, na prefeitura de Gunma. Contam que, em tempos antigos, um Tanuki se disfarçou em um bule de chá pertencente a um monge chamado Mamorizuru.

Contudo, o Tanuki ficou preso em seu próprio disfarce, salvo depois pelo monge dono do bule. Liberto da armadilha, ele então retribui a gentileza a seu salvador: o chá servido naquele bule jamais se extinguira. Daí o nome da lenda ser Bunbuku Chagama, ou seja, “Chaleira que espalha felicidade”.

Soko-tanuki (Adesão de Tanuki à religião)

No Gugyo-ji, na província de Ibaraki, contam que um Tanuki se disfarçou de monge em um templo local, onde conviveu por um longo período. Um dia, contudo, ele tirou uma soneca e acabou mostrando sua verdadeira forma. No entanto, é dito que, devido ao longo tempo em que ficou no local, os monges dedicaram uma página de suas escrituras a esse Tanuki.

Tanuki-bayashi
Fenômeno Tanuki-bayashi em Honjo, obra de Utagawa Kuniteru - 1886 | Foto: Creative Commons
Fenômeno Tanuki-bayashi em Honjo, obra de Utagawa Kuniteru (1886) | ©Media Commons

Na antiga Edo, atual Tóquio, ocorreu um misterioso fenômeno, do qual foi incluído em um dos “Sete Mistérios de Honjo”, antiga cidade em Edo. Dizem que sons de tambor ecoavam pela cidade no meio da noite. Esse fenômeno foi credito ser obra de algum Tanuki e deram-lhe o nome de Tanuki-bayashi.

Registros originais na antiga prefeitura contam que autoridades locais enviaram “agentes” para investigar o caso. “Quanto mais me encaminhava em direção ao som, mais longe ele ficava, como se estivesse tentando fugir, de modo que foi impossível saber sua origem”, disseram os agentes em seus relatos registrados.

A população local, no entanto, responsabilizou Tanuki, que é creditado conseguir imitar sons de tambor quando bate em sua abastada barriga.

Essa passagem ocorrida na antiga Edo foi usada como base para a uma famosa canção de ninar japonesa, denominada “Shojo-ji no Tanuki-bayashi”.

Kasasashi-tanuki (Tanuki do guarda-chuva)

Na antiga Ikeda, agora distrito de Miyoshi, na província de Tokushima, contam que, durante as noites chuvosas, um Tanuki se transformava em uma pessoa portando um guarda-chuva. Ele convidava as pessoas pegas desprevenidas pela chuva a abrigar-se.

O ato, que poderia ser classificado como uma “boa ação”, era na verdade mais uma peça pregada pela criatura. Isso porque todos aqueles que aceitavam o convite eram imediatamente transportados para outro lugar assim que se punham sob o guarda-chuva da criatura traquina.

As lendas acima não representam um por cento das “histórias” envolvendo esse popularíssimo personagem do folclore japonês, onde ele é tema recorrente e motivo para inspirações de romances, mangás, animes, filmes e até games.

Em 2013, a criatura ganhou um livro de romance, o “Uchoten Kazoku”, que narra o drama de uma família de Tanuki. Na história drama-comédia, os filhos vivem o drama de ter o pai devorado por humanos. Posteriormente, o livro foi adaptado para série de anime.

Aparições de Tanuki em mangás, animes, filmes e games famosos

One Piece
O autor da famosa e longeva série diz que se inspirou em Tanuki para criar o personagem Tony Chopper.

Naruto
O poder do personagem Gaara se origina de um Shukaku, que é na verdade um Tanuki. O personagem tem a criatura selada em seu corpo e, quando se transforma, fica com os anel do Tanuki no entorno dos olhos.

Animal Crossing
O personagem Tom Nook, uma das figuras centrais da famosa série de games, é um Tanuki no sentido literal da palavra.

Super Mario
Nos jogos de Super Mario Bros. 3, Super Mario Land 3D, New Super Mario Bros. 2 e Super Mario 3D World, Mario pode usar um “Tanooki Suit”. Ao fazer isso, ele assume a aparência de um Tanuki e ganha a habilidade de voar, girar sua cauda para atacar os inimigos, e mudar de forma em uma estátua, muito parecido com um bake-danuki.

Pom Poko
O filme de animação “Pom Poko”, do Studio Ghibli, apresenta um grupo de Tanuki que usa seus poderes de mudança de forma para defender seu habitat contra desenvolvedores humanos.

Simbologia de Tanuki como amuleto da sorte

Acredita-se que a imagem do Tanuki traz sorte. O tanuki lendário tem oito traços especiais que o fazem amuleto de boa sorte, eventualmente criados para coincidir com o símbolo hachi (八, que significa “oito”).

Veja abaixo as oito áreas de sorte e seus significados

1 O chapéu simboliza “proteção” contra os elementos da natureza, cuidado e atenção

2 Os olhos representam o olhar de adequada atenção e “cuidado sobre as coisas”

3 O rosto apresenta um sorriso “sincero amigável”

4 A barriga protuberante representa “fartura” e forte determinação

5 O Tokkuri (garrafa de sake) representa “graça pessoal”

6 A nota promissória representa “confiança”

7 O rabo sugere que a sorte vem de ficar “em pé firme e orgulhoso”

8 Os testículos representa a “fertilidade”.

Há ainda outra área, acrescentada na atualidade, em que alguns “Tanukis” carregam um saco nas costas, sendo este símbolo da “fortuna”, podendo representar ainda “economia” para os dias difíceis.

Regiões da sorte no Tanuki | Foto: Edição MN
Regiões da sorte no Tanuki | ©Montagem Mundo-Nipo

Por Maria Rosa (Artigo criado originalmente em 2006)
Fontes principais de pesquisa
Livro: Myths and Legends of Japan | Autor: Frederick Hadland Davis;
Livro: O Japão – Dicionário e Civilização | Autores: Frederic Louis David e Alvaro Iwang;
Site: Aliança Cultural Brasil-Japão.

Restrição de Uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que fornecido os devidos crédito ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
21
Shares
Previous Article
Sede da Unesco Foto Aflo Images

Japão suspende verba à Unesco

Next Article
Caligafria japonesa Shodo Foto Fundacao Calouste Gulbenkian

Exposição de caligrafia japonesa termina neste domingo em Brasília

Related Posts