Mitologia japonesa: Kirin, o Mensageiro dos Deuses

Kirin é uma criatura sagrada e aparece a cada 500 ou mil anos para anunciar o nascimento de um grande líder ou grandes mudanças na Terra.
Kirin Foto Reproducao 600 450

O mito Kirin foi introduzido no Japão juntamente com o budismo pelos chineses no século VII. Diz-se que a criatura é sagrada por ser uma espécie de “Mensageiro dos Deuses”.

Contam que as descrições desse “animal” são bem diversificadas. A mais comum, no entanto, retrata a criatura com chifre, cabeça de dragão, corpo de cervo, além de patas, cascos, crina e rabo de cavalo. O chifre, porém, aparece na maioria das descrições envolvendo a criatura “divina”.

Há muitas retratações de Kirin com chifres semelhantes a galhadas de cervo ou mesmo com chifre de dragão. Há ainda versões da criatura com chifre de unicórnio, que é creditado à cultura de alguns países na Europa – os que abrigam o Kirin em sua mitologia.

Existem outras variações de sua aparência: cara de cervo, cara de cavalo, cara de raposa, asas e até com corpo de girafa. Acredita-se que a girafa foi introduzida nessa miscelânea inspirada por espécies de animais na época em que a China importou animais da África.

Além do corpo constituído por várias partes de animais, sua figura também é quase sempre retratada envolta em chamas. Há alguns relatos que o “animal” pode expirar fogo pelas narinas.

Seu nome também tem variações representativas. Na mitologia japonesa, existe a crença, entre outras, da palavra advir do Ki (masculino) e Rin (feminino), o que deixa margens para imaginar que o criatura pode ser tanto masculino como feminino.

Embora possua o corpo constituído por vários animas, sua aparência não é bizarra, ao contrário, Kirin é elegante e até bonito, além de inspirar respeito. Sua figura, inclusive, tem sido usada como logotipo de produtos desde os tempos antigos.

No Japão, por exemplo, a criatura figura na mundialmente conhecida marca de cerveja Kirin Ichiban, uma das maiores empresas de bebidas do país asiático.

Kirin faz parte do folclore de muitos países asiáticos e, em todos eles, possui a alcunha de “Animal Sagrado”. Dizem que ele é dono de um temperamento dócil, incapaz de ferir qualquer ser vivo. Contam ainda que sua natureza protetora se estende desde o ser humano até um pequeno inseto.

Mensageiro dos Deuses

Na época em que a mãe do grande filósofo chinês Confúcio “Kung-fu-Tze” estava grávida, Kirin apareceu para anunciar o nascimento de um homem à frente de seu tempo, cujos ensinamentos influenciariam toda nação chinesa e, posteriormente, o mundo.

Com o nascimento de Confúcio, foi constituída a lenda de que a criatura sempre surge para anunciar o nascimento de grandes líderes.

Na cultura japonesa, Kirin é considerado o arauto dos Deuses, um ente sagrado e de espírito puro, que respeita todo e qualquer ser vivo na Terra.

Contam as lendas que a criatura sagrada possui mais de três mil anos e que só aparece aos seres humanos uma vez a cada quinhentos ou mil anos.

Sua imagem, incluindo esculturas e gravuras, é muito comum em residências por quase toda a Ásia. Dizem que quem possuir a sua imagem ganha a proteção divina do sagrado Kirin.

Além disso, aparições da criatura sagrada também são atribuídas ao nascimento de uma “Nova Era”.

No Geral, Kirin é o mensageiro das grandes mudanças, sejam elas um prenúncio de alerta para desastres ou bons presságios para a humanidade.

A seguir, algumas representações artísticas de Kirin
Kirin ilustrado pelo artista Toshiyuki Enoki
Kirin ilustrado pelo artista Toshiyuki Enoki
Kirin ilustrado pelo artista Chris Herself
Kirin ilustrado pelo artista Chris Herself
Kirin chinês / Arte gráfica de Sleepingfox
Kirin chinês / Arte gráfica de Sleepingfox
Kirin /  Arte gráfica de Sleepingfox
Kirin / Arte gráfica de Sleepingfox
Kirin / Arte gráfica de Kat
Kirin / Arte gráfica de Kat
Kirin / Arte gráfica de Kasettetape
Kirin / Arte gráfica de Kasettetape
Kirin, o Mensageiro dos Deuses | ©AsianWiki
Kirin, o Mensageiro dos Deuses | ©AsianWiki
Total
351
Shares
Previous Article

Dólar tem 2ª queda seguida mesmo com rebaixamento do Brasil

Next Article
Principe e princesa Akishino Foto Distribuicao ACI U768382

Associação Bunkyo abre inscrições para recepção ao príncipe Akishino em SP

Related Posts