Simbologia e lendas japonesas sobre borboletas

Símbolo de alegria, longevidade e liberdade, as borboletas têm grande destaque tanto no folclore como na própria história japonesa.
Borboletas e peonias por Ito jakuchu Foto Distribuicao Museu da Casa Imperial do Japao
Borboletas e peônias, por Ito Jakuchu – Período Edo | Foto: Agência da Casa Imperial do Japão

Atualizado em 05/12/2022

A borboleta tem o seu folclore originário da China, mas o Japão adotou muito bem esse magnifico inseto alado em sua cultura, onde figura desde tempos remotos.

Diz-se que os contos relacionados às borboletas surgiram quando um erudito chinês, de nome Rosan, recebeu a visita de dois espíritos femininos que o regalaram com histórias fantásticas sobre esses lindos insetos alados.

Borboletas e peônias, por Ito Jakuchu (Foto: Distribuição/Museu da Casa Imperial do Japão)
“Borboletas e Peônias”, pintura em tinta sobre ceda. A obra é detalhe de um pergaminho suspenso que faz parte de um conjunto de trinta obras sobre o tema “Reino Colorido dos Seres Vivos”, pintados pelo artista Ito Jakuchu, entre os anos de 1757-1766. Esta obra faz parte da coleção do Museu do Palácio Imperial do Japão | Foto: Agência da Casa Imperial do Japão

No Japão, as lendas sobre borboletas são muito mais do que simples contos, sendo ricas em simbolismos. Estes lindos e magníficos insetos alados também carregam uma vasta representação na China, onde é retratada por artistas em arte e contos desde mil .

Borboletas do amor

Contam que o Imperador Xuanzong, governante chinês do período Tang, conhecido no Japão como Imperador Genso, fazia com que as borboletas escolhessem seus amores.

Concubina do Imperador (Imagem: Criação do artista Mr. Bro – Todos os direitos reservados à Sofas Hiroihana)
Concubina do Imperador | Imagem: Criação do artista Mr. Bro / Cortesia de Sofas Hiroihana

As concubinas do imperador eram escolhidas durante uma festa de vinhos realizada nos jardins do Palácio, onde lindas jovens eram convidadas para abrir as gaiolas que prendiam uma variedade de borboletas, e as jovens, em que estas borboletas pousassem, imediatamente ganhavam os direitos de concubina real.

Borboletas de bom agouro

Em tempos antigos no Japão, era creditado que a presença da borboleta poderia representar bom ou mau agouro.

Se acaso uma borboleta entrasse em um quarto e se instalasse atrás de um biombo de bambu, era sinal de que a pessoa que ela representava chegaria em breve. A presença da borboleta na casa era sinal de bom agouro, embora dependesse do tipo de pessoa que estava para chegar.

As borboletas figuraram com grande destaque na própria história japonesa, onde, em tempos idos, representou papel importante na tomada de decisões Imperiais.

Borboletas de mau agouro

Nem sempre a borboleta era arauto de boa sorte, principalmente quando elas figuraram na história sobre Taira no Masakado, um samurai que foi considerado herói no período Heian  (794-1185) por ter desafiado o Governo da época, embora tenha cometido atrocidades, além de uma vida rodeada por estranhos acontecimentos.

Taira no Masakado Foto Dominio Público
Taira no Masakado / Obra data do período Heian | Foto: Domínio Público

Quando Masakado estava secretamente preparando a revolta em Heian-Kyo, capital da época e atual Kyoto, ocorreu um estranho enxame de borboletas que apavorou toda a cidade. Sugeriu-se que as borboletas seriam os espíritos daqueles que iriam morrer em consequência da batalha.

Depois desse episodio, surgiu a crença de que as almas dos mortos aparecem sob a forma de borboleta para indicar o o momento da morte de uma pessoa. Contam ainda que a alma pode retornar transfigurada em borboleta para visitar um ente querido enfermo, podendo ajudá-lo na cura ou simplesmente esperar o momento de sua morte para recebê-lo do “outro lado”.

História da “borboleta branca de Takahama”

Existe uma lenda japonesa, muito bonita e tocante, sobre uma borboleta branca, que muitos consideram como história verídica ocorrida em tempos antigos no Japão.

Conta à lenda que um ancião chamado Takahama vivia em uma casinha atrás do cemitério de Sozanji.  Ele era uma pessoa extremamente gentil e de modo geral, gostava de seus vizinhos, embora muitos deles o considerassem um tanto maluco.

Sua maluquice, ao que parece, provinha do fato de nunca ter casado e tão pouco demostrado desejo de relacionamento íntimo com uma mulher. No mais, o ancião era solícito com todos, “um ser de extrema bondade”, que levava uma vida simples e honesta.

Certo dia de verão, o ancião adoeceu gravemente e pediu para chamar a cunhada e o sobrinho, que tudo fizeram para ajudá-lo em seus últimos momentos.

Enquanto sua pequena família o assistia, Takahama adormeceu. Nem bem isso ocorreu, uma borboleta branca entrou no quarto e pousou em seu travesseiro. O jovem sobrinho tentou espantá-la com um leque, mas por três vezes ela voltou como se não quisesse deixar o enfermo ancião.

Por fim, o sobrinho de Takahama expulsou-a para o jardim, e do jardim para o cemitério onde posou sobre o túmulo de uma mulher por algum tempo, desaparecendo depois misteriosamente.

Ao se aproximar do túmulo, o jovem viu o nome “Akiko”, e uma inscrição constando que ela morrera aos dezoito anos de idade. Embora a sepultura estivesse coberta de musgo e sido construída há uns cinquenta anos, ele observou que ela estava rodeada de flores e que um pequeno vaso fora recentemente enchido de água.

Ao regressar, encontrou Takahama morto. Então resolveu contar a mãe o que vira no cemitério.

“Akiko”? Perguntou a mãe. “Escute, meu filho, quando seu tio era jovem, ele estava prometido para Akiko, que morreu de tuberculose pouco antes de se casarem. E quando ela deixou este mundo, seu tio decidiu morar perto de sua sepultura, fazendo votos de nunca mais se casar. Durante todos esses anos ele se manteve fiel a esse voto e guardou no coração a doce lembrança de seu único amor. Diariamente ele ia ao cemitério, rezava por ela, limpava a sepultura e depositava flores. Quando Takahama não pôde mais cumprir essa tarefa, Akiko veio busca-lo sob a forma daquela borboleta branca.”

Pouco antes de partir para a Terra da Primavera Amarela. Takahama murmurou:

“Onde as flores dormem,
Graças a Deus eu dormirei esta noite.
Borboleta, venha me buscar!

Borboletas reluzentes | Imagem: Montagem Mundo-Nipo
No Japão, as borboletas são vistas como as almas dos vivos e dos mortos. Elas são consideradas símbolos de alegria, longevidade e liberdade | Imagem: Montagem Mundo-Nipo

Por Maria Rosa (matéria criada originalmente em 2010)
Principais fontes de pesquisa
Livro: Legends of Japan / Autor F. Hadland Davis;
Livro: Contes et légendes du Japon / Autor Maurice Coyaud

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
17
Shares
Previous Article

Boeing suspende entregas de 787 após pouso emergencial no Japão

Next Article

Empresa japonesa confirma que 10 japoneses ainda permanecem desaparecidos

Related Posts