Mitos e Lendas

Lendas sobre Neko-mata, ‘o gato monstro de cauda bifurcada’

Quando um gato fica muito velho, muito gordo, com a cauda maior que o normal, ele pode se transformar no temível “gato monstro” Neko-mata.

Quase todos os países têm algum tipo de superstição referente a animais e, no Japão, não poderia ser diferente, pois trata-se do país mais supersticioso do mundo.

Sabemos que no folclore japonês há lendas sobre vários animais, que incluem raposas, cachorros, serpentes, texugos, pássaros e tantos outros animais. Não é raro ver nessas lendas animais dóceis transformar-se em temíveis monstros, portanto, o gato, um dos mais populares bichinhos de estimação, não poderia ficar de fora desse contexto.

(Imagem: reprodução da obra do artista Sawaki Suush)

Diz-se que os gatos existem no Japão atual depois de importados da China no período Nara (710 a 794), com o intuito de exterminar a peste (ratos) que assolara o país. Mais tarde, no período Edo (1603 a 1867), começou a surgir “histórias” sobre esses amáveis gatinhos, que incluem gatos sagrados de mosteiros, gatos que dão sorte como o Manekineko, gato da fortuna, gato celestial, entre muitos outros.

Contudo, entre tantos contos existentes sobre gatos, os mais populares são os que assombram, nos quais há relatos sobre esses “amáveis” bichanos que podem se transformar em terríveis “monstro”s.

Bake-neko ou Neko-mata?
Algumas lendas sobre “gatos monstro” narram que,  chamado “Bake-neko”. Diz-se tratar-se de um gigantesco gato que, entre outros poderes, pode devorar uma pessoa para tomar sua forma. No entanto, se este gato apresentar a cauda bifurcada (uma cauda com duas pontas) após a transformação, ele é chamado de Neko-Mata. Esse monstruoso felino não é tão grande como o Bake-neko, mas pode chegar a medir até um metro e meio (sem medir sua cauda) de comprimento.

Neko-mata dança com os mortos

Nekomata (Imagem: Reprodução da obra do artista Toriyama Sekien)

O Neko-mata consegue ficar de pé somente com suas patas traseiras e até sentar sobre elas. Alguns dizem que esta posição funciona como molas propulsoras, proporcionando-lhe mais agilidade para avançar em suas presas.

Acreditam ainda que ele tem o poder de manipular os mortos (cadáveres) como marionetes e, de vez em quando, até dançar com eles como um par de exímios dançarinos. Uma de suas maiores maldades é manipular o morto fazendo-o entrar nas casas para aterrorizar as pessoas.

Envolto em chamas
Muitas de suas lendas o retratam com o corpo envolto em chamas em suas extremidades (patas, rabos e orelhas), tal feito o faz parecer um verdadeiro demônio.

Sua maldade não tem limite, principalmente quando o Neko-mata faz um cadáver queimar como bola de fogo, manipulando-o para que ande sozinho com o corpo ardendo em chamas pelas ruas, sempre na madrugada, com o intuito de perturbar os humanos.

No Japão, há o costume de associar o Neko-mata a estranhos incêndios com ocorrências inexplicáveis, principalmente se no local houver a incidência de que ali existiam “velhos gatos”.

A lenda da cauda bifurcada
Existem inúmeras lendas sobre esses “gatos monstros”. Uma delas conta como surgiu a cauda bifurcada do Neko-mata. Diz-se que um guerreiro Samurai era atormentado por bolas de fogo todas as noites em seu quarto. Um dia, sua esposa descobriu um gato escondido em seu jardim disfarçado com suas vestes. O guerreiro samurai então atirou uma flecha e esta acertou a cauda do gato, dividindo-a ao meio. Assim surgiu a lenda da cauda bifurcada de Neko-mata.

A superstição
É de conhecimento geral que os japoneses são extremamente supersticiosos, mas há alguns inacreditavelmente crédulos quanto a lendas sobre gatos velhos adquirir o poder de se transformar em monstros. Por conta disso, alguns chegam até mesmo mandar cortar a cauda de seu gato quando filhote, acreditando que assim poderá evitar que se transforme nesses temíveis “demônios felinos”.

Por Maria Rosa (artigo criado originalmente em 2006)
Principais fontes de pesquisa:
• Livro “Kwaidan: Stories and Studies of Strange Things” | Autor: Lafcadio Hearn
• Livro “Legends of Japan” | Autor: F. Hadland Davis
• Livro “Japan Dictionary Culture and Civilization” | Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários