Kappa: criatura aquática do folclore japonês

Kappa é uma criatura mística que habita rios e lagos no Japão. Contam que eles são responsáveis pela maioria dos afogamentos de mulheres e crianças.
Kappa Foto Reproducao Livro Legends of Japan
Kappa | Foto: Livro Legends of Japan

Atualizado em 23/11/2022

Conta o folclore japonês que o Kappa é uma criatura mística que habita rios e lagos do Japão. A ele é atribuído a maioria dos afogamentos de mulheres e crianças desde o Japão antigo. Embora o retratem comumente como um monstro maléfico, há alguns relatos sobre a “existência de Kappas” bondosos, de acordo com as lendas japonesas.

Essas criaturas já foram cultuadas e considerados Kami (deuses) das águas em tempos antigos, principalmente em Tsugaru, na província de Aomori, onde a popularidade do Kappa é notória. Histórias envolvendo a criatura rendeu adaptações para animes e mangás, bem como filmes.

Pergaminho sobre Kappas Foto Asahi compressed
Antigo pergaminho sobre Kappas | Foto: Asahi / Museu Nacional de Tóquio

Diz a lenda que a criatura tem o tamanho de uma criança, com altura que varia entre 60 cm e um metro. Sua descrição mais comum é de uma criatura com corpo escamoso, casco de tartaruga, membranas nos pés e nas mãos, cor verde e amarela, bico semelhante ao de aves e cabelos na cabeça.

Kappa 01 compressed
Kappa com casco de tartaruga | Foto: Media Commons

Contam que a cabeça do Kappa possui um curioso orifício em seu centro, no qual acumula um misterioso líquido, que dizem ser a fonte de todo o seu poder.

Kappa desafia os humanos

Um dos maiores prazeres do Kappa é desafiar os humanos para um confronto. O desafortunado que receber tal convite não pode recusar atendê-lo, pois a morte é certa.

Embora seja temível e briguento, o Kappa é também extremamente educado, portanto, se a vítima souber tirar proveito dessa qualidade oportuna, poderá ter uma chance de escapar da morte ao ser desafiada pela criatura.

Quem receber um desafio do Kappa deve, primeiramente, se curvar profundamente diante dele que, por sua vez, sentirá o dever de retribuir inclinando-se também. Ao fazer tal posição, o líquido que é a fonte de sua força escorrerá do orifício de seu crânio, deixando-o fraco.

Mediante isso, cabe ao desafiado fugir o mais rápido possível, pois a fraqueza do Kappa é momentânea e o fluído se regenera ao simples contato com a água, segundo as lendas.

Kappa Foto Reprodução Livro Myths and Legends of Japan
Kappa perseguindo um humano| Foto: Reprodução / Livro Myths and Legends of Japan

Querer derrotar o Kappa é um desastre, visto que a criatura é praticamente indestrutível mesmo estando fraco.

Poder de cura do Kappa

A lenda conta que os japoneses aprenderam a curar fraturas com um Kappa. Contam que a criatura ofereceu seus conhecimentos em troca do seu braço que fora amputado por aldeões em um vilarejo.

Em questão de segundos, o Kappa pode restaurar os ossos fraturados. É dito ainda que a criatura pode unir novamente qualquer parte do corpo que for arrancada. Há ainda a crença que ele pode fazer crescer os membros.

Proteção contra o Kappa

Existe um modo de proteger-se do Kappa, mas este tem que ser precavido, pois a pessoa tem sempre que ter consigo cascas de pepino e o Kappa, por sua vez, tem que estar dentro d’água.

Para sua proteção, escreva seu nome e de seus familiares nas cascas de pepino e as jogue no rio ou lago onde o Kappa estiver. O pepino é o alimento preferido do Kappa e, portanto, ele não deverá recusar algo tão suculento.

Ao aceitar, ele se sentirá moralmente obrigado a retribuir a gentileza, não fazendo mal a essas pessoas. É por isso que o makimono (sushi enrolado) de arroz com pepino se chama Kappamaki.

Kappamaki Foto Sushi de Casa compressed
Kappamaki | Foto: Sushi de Casa
Hábitos de vampiro

Contam que existem kappas com hábitos semelhantes ao de um vampiro. Segundo o livro Myths and Legends of Japan, um kappa faz ao menos duas vítimas por ano.

Kappas atacando Ilustração de Gojin Ishihara no livro Monstros Japoneses compressed
Kappas atacando humano | Ilustração de Gojin Ishihara do livro Monstros Japoneses

Sua atuação sempre se dá nos rios, onde ataca as pessoas enquanto estas estão distraídas se banhando, sugando-lhes o sangue. É dito que as vítimas saem da água com a pele descorada e vão definhando até falecerem.

Kawako, “A Criança do Rio”

No interior da província de Shimane, os aldeões se referem ao Kappa como Kawako, “A criança do Rio”. Existe um pequeno vilarejo na cidade de Matsue, onde às margens de um rio foi erguido um pequeno templo conhecido como Kawako-no-miya, (Templo do Kawako), que dizem conter um “documento assinado pelo próprio Kappa”.

Lenda de Kappa em Matsue

Em tempo idos, um Kawako (Kappa) que morava no rio de um vilarejo próximo a cidade de Matsue adquirira o mau hábito de matar muitos habitantes das vizinhanças, inclusive seus animais domésticos.

Em certa ocasião, um cavalo foi até o rio beber água e um Kawako avançou rapidamente para abocanhar seu dorso. Mas, devido a alta estatura do cavalo, a criatura acabou quebrando o pescoço. Apesar da dor que sentia, recusou-se a soltar o animal. O cavalo ficou apavorado e empinou logo em seguida, saltou para a outra margem do rio, pulou a ribanceira e correu para o campo, sempre com o Kawako agarrado à sua crina.

Do outro lado do campo, o dono do cavalo viu a cena inusitada e, juntamente com outros camponeses, foi ao encalço da estranha dupla r conseguindo capturá-los.

O grupo então segurou fortemente o Kawako e disse: “Vamos matar esta criatura. Está provado que cometeu muitos crimes hediondos e faremos bem de nos livrarmos de tão temível monstro”.

“Não”, replicou o dono do cavalo. “Ao invés de matar, vamos fazê-lo jurar que nunca mais matará nenhum dos habitantes da vila, nem seus animais.”

Dado o fato, foi redigido um documento no qual o Kawako foi convidado ler e assinar. Ao receber o documento, a criatura retrucou: “Não sei escrever”, mas, como prova de arrependimento e da minha palavra, posso mergulhar minha mão na tinta e colocá-la sobre o documento.”

Depois do acordo firmado, o Kawako foi liberado e autorizado a voltar para o rio, mantendo-se, a partir desse dia, fiel à sua promessa.

O suposto documento existe de fato e pode ser visto no templo Kawako-no-miya, em Matsue. O local é motivo de curiosidade e atrai visitantes regularmente.

Imagens dedicadas ao Kappa

Existe um grande número de estátuas do Kappa em várias cidades japonesas. Em Tóquio, por exemplo, tem uma área gastronômica chamada Kappabashi, no bairro Asakusa, no distrito de Taito, em homenagem ao Kappa.

Escultura em madeira de Kappa na Rua Kappabashi no Distrito de Taito em Tóquio Foto Japan local Guide compressed
Imagens de kappa em um estabelecimento na rua Kappabashi | Foto: Japan Guide

Contam que, antigamente, o bairro era frequentemente inundado. Um dia, um mercador chamado Kappaya Kihachi iniciou a construção de um canal para drenar a água até um rio nas proximidades, mas a construção parou por um longo tempo. A lenda diz que o projeto foi concluído com a ajuda de um Kappa, cuja vida foi salva pelo comerciante.

Como agradecimento, um templo dedicado ao Kappa foi construído no local e uma rua adotou a criatura como mascote. A rua Kappabashi é famosa por ostentar várias imagens de kappa em frente aos estabelecimentos comerciais, principalmente do setor gastronômico.

Há ainda uma imponente estátua dourada do Kappa em tamanho natural, saudando os visitantes.

Estatátua dourada de Kappa no distrito de Taito em Tóquio Foto Tokyo Bling compressed
Estátua dourada de Kappa em Asakusa, no distrito de Taito, em Tóquio | Foto Tokyo Bling

Por Maria Rosa (artigo criado originalmente em 2006)
Principais fontes de pesquisa
Livro: Myths and Legends of Japan | Autor Frederick Hadland Davis;
Livro: História da cultura japonesa | Autor:  José Yamashiro;
Site: Japan local Guide.

Restrição de uso
É permitida a reprodução do texto em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
307
Shares
Previous Article

Harumafuji vence o Grande Torneio de Sumô de Outono

Next Article
Casal de tsuru | Foto: Media Commons

Tsuru, a ave japonesa símbolo da longevidade

Related Posts