Turismo

Sol Aquarium de Sunshine em Tóquio, o “Oasis no céu”

Conhecido como “Oasis no céu”, o Sol Aquarium ou Aquário Internacional de Sunshine está localizado em uma gigantesca edificação de 60 andares na cidade comercial de Sunshine, em Tóquio.

Sol Aquarium / Aquário Intenacional de Sunshine

 

O Sol Aquarium, está localizado na cidade comercial Sunshine, em Ikebukuro, parte do distrito de Tóquio.

 

Sol Aquarium (Foto: Japan Guide)

Pátio externo do Sol Aquarium (Foto: Japan Guide)

 

O prédio Sunshine 60 Observatory fica a 400 metros ao leste da estação de trem Hagachi-Ikebukuro, e conta com um dos elevadores mais rápidos do mundo, que levam o visitante até o 60º andar em menos de um minuto.

A gigantesca edificação foi construída sobre a velha prisão Sugamao, onde foram executados sete criminosos de alta patente da Segunda Guerra Mundial, entre eles, o premiê Hideki Tojo.

O ideal é escolher um dia claro para visitar, pois com o tempo nublado se vê somente a parte mais próxima do prédio.

Neste enorme complexo funcionam, além do aquário, o Ancient Orient Museum e um planetário.

Parte interna do Sol Aquarium, onde pode-se apreciar as arraias (Foto: Kyodo)

Parte interna do Sol Aquarium, onde pode-se apreciar as arraias (Foto: Kyodo)

Conhecido como “Oasis no céu”, o aquário foi reaberto no inicio de agosto de 2011, após um ano de trabalho para renovação, que ampliou a capacidade dos tanques de água.

A instalação, anteriormente conhecida como “Aquário Internacional de Sunshine”, criou um ambiente de “lago tropical” a cerca de 40 metros acima do nível do solo.

O Sol Aquarium está localizado no 10º andar e, ao sair do elevador, os visitantes são recebidos por leões marinhos no Jardim do Mar, uma área ao ar livre repleta de palmeiras.

A parte interior do primeiro andar apresenta o grande tanque “Lagoa Sunshine”, que recria ambientes quentes do oceano, além de recifes onde pequenos peixes nadam.

Uma das principais atrações do aquário é a “tela água-viva”, que permite aos visitantes um túnel com paredes de vidro iluminado por uma luz azul hipnótica, para se apreciar melhor as medusas, sendo que o teto é tem apenas cerca 2,1 metros de altura.

 

Sol Aquarium, túnel de vidro nomeado de “Tela água-viva” (Foto: Itsuo Inouye)

Sol Aquarium – túnel de vidro nomeado de “Tela água-viva”, com iluminação em azul fluorescente (Foto: Itsuo Inouye)

 

Segundo a administração do Sol Aquarium, este tipo de exposição com medusas é a primeira no Japão.

A exposição, que recria ambientes aquáticos de todo o mundo, incluindo as do “Rio Amazonas”, o “Mar do Caribe” e “Corais da Grande Barreira da Austrália”, encontra-se no segundo piso.

A obtenção da água do mar é um desafio para qualquer aquário urbano, e o Sunshine Aquarium transporta toda sua água das ilhas Hachijo e Izu.

 

Mergulhadores fazendo manutenção e alimentando os peixes no Sol Aquarium (Foto: Japan Guide)

Mergulhadores fazendo manutenção e alimentando os peixes no Sol Aquarium (Foto: Japan Guide)

 

A instalação está aberta o ano todo, com entrada custando cerca de 1,800 mil ienes para adultos, 900 ienes para estudantes do ensino fundamental e médio e 600 ienes para pré-escolares acima de quatro anos de idade. Pessoas acima de 65 anos pagam 1,500 mil ienes.

 

Como chegar:

Endereço: Sunshine City, 3-1-3 Hachi Ikebukuro, Toshima-ku, distrito de Tóquio

Telefone: 3989-3331

Hora de funcionamento: diariamente a partir das 10:00

Estação de trem: Hagachi-Ikebukuro

 

Informações de pesquisas:

• Kyodo News
• Guia Visual da Folha de S. Paulo – Japão
• Guia do japão – Japan Guide-jp

 

 

Para saber mais sobre Turismo, clique em mundo-nipo.com/cultura-japonesa/turismo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários