Preços ao consumidor do Japão sobem 1,3% em fevereiro

Trata-se do nono mês consecutivo de alta.

Do Mundo-Nipo

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão subiu 1,3% em fevereiro ante o mesmo período do ano anterior, atingindo o nono mês consecutivo de alta, mostraram dados do governo na última sexta-feira (28), um sinal de que a economia japonesa está no caminho para superar mais de 15 anos de deflação moderada.

O resultado veio em linha com a estimativa média dos economistas, que apontavam precisamente para 1,3%.

A elevação do núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui preços de energia, mas exclui os preços voláteis de alimentos frescos, situou-se em 100,5 pontos contra a base referencial de 100 estabelecida em 2010, de acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Já o chamado índice “core-core” da inflação (similar ao núcleo do índice utilizado nos Estados Unidos), que exclui os preços da energia e dos alimentos, registou alta de 0,8% entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014.

Considerando todos os componentes do CPI, a inflação acelerou 1,5% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, o índice registrou estabilidade. Em janeiro, a inflação havia alcançado 1,2%.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio, um indicador antecipado das tendências de preços para o resto do Japão, subiu 1,0% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ligeiramente acima da estimativa de 0,9%.

Levando em conta todas as categorias do CPI, o índice de Tóquio subiu 1,3% em março, na comparação com o mesmo mês de 2013, e registrou elevação de 0,4% na comparação com fevereiro.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Taxa de desemprego no Japão cai ao menor nível em mais de seis anos

Next Article

Produção industrial do Japão recua 2,3% em fevereiro

Related Posts