Confiança do consumidor do Japão cai pela primeira vez em três trimestres

A queda se deve à medida que os consumidores se dizem insatisfeitos com a desaceleração no crescimento da renda e a alta dos preços.

Do Mundo-Nipo

Consumidor do Japão (Foto: Kyodo)
Os japoneses se dizem insatisfeitos com a desaceleração da renda e a alta dos preços (Foto: Kyodo)

A confiança do consumidor japonês se deteriorou nos meses de julho a setembro, caindo pela primeira vez em três trimestres. A queda se deve à medida que mais pessoas se dizem insatisfeitas com a desaceleração no crescimento da renda e com o aumento nos gastos com gasolina, alimentação e produtos diários, mostrou o levantamento do Banco do Japão (BoJ, banco central japonês) nesta quarta-feira (02).

O índice de confiança do consumidor em relação às condições econômicas atuais ficou em menos 8,3, uma queda de 3,5 pontos desde o levantamento no trimestre anterior, em junho.

Quanto ao sentimento do consumidor em relação às condições econômicas para o próximo ano, o índice atingiu menos 9,6, uma queda de 17,1 pontos em relação à pesquisa anterior. É a primeira queda em quatro trimestres.

Os índices de confiança são calculados com base na subtração do percentual de entrevistados que afirmam que as condições são piores ante aqueles que dizem que são melhores, ou seja, uma leitura positiva significa que os otimistas superam os pessimistas.

As informações são da agência Kyodo – Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Preço médio da gasolina no Japão cai pela terceira semana consecutiva

Next Article

Japão e EUA vão discutir novas diretrizes de cooperação de defesa

Related Posts