BC do Japão mantém política monetária e avaliação otimista da economia

A avaliação otimista acontece em meio aos recentes dados fracos sobre gastos dos consumidores e produção industrial.

Do Mundo-Nipo com Agências

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) deixou inalterada sua política monetária, mantendo seu forte estímulo e sua avaliação otimista da economia nesta quarta-feira (8), sinalizando sua confiança de que a economia vai se recuperar sem estímulo monetário adicional, ignorando os recentes sinais de fraqueza nos gastos dos consumidores e na produção industrial.

Como esperado, o banco central deixou inalterada sua promessa de elevar a base monetária, ou dinheiro e depósitos no BC, a um ritmo anual de 80 trilhões de ienes (US$ 670 bilhões) através de compras de títulos governamentais e ativos de risco.

O membro do conselho Takahide Kiuchi mudou sua proposta contra o programa de estímulo, ao pedir que o banco central eleve tanto a meta de base monetária quanto a detenção de títulos a um ritmo anual de 45 trilhões de ienes, respectivamente. A proposta dele foi recusada por uma maioria de votos.

O BC japonês vem mantendo a política monetária desde que aumentou o estímulo em outubro do ano passado para impedir que a queda dos preços do petróleo, e uma subsequente desaceleração da inflação, adie um fim sustentável da deflação.

(Com informações das Agências ‘Reuters’ e ‘Kyodo’)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar interrompe série de 5 quedas e fecha em leve alta, a R$ 3,13

Next Article

‘Saenai Heroine’ lidera ranking semanal das animações mais vendidas no Japão

Related Posts