Economia

Japão registra superávit em conta corrente de 522,8 bilhões de ienes

A balança comercial, no entanto, registrou déficit de 675,9 bilhões de ienes em maio.

O Japão registrou superávit em conta corrente de 522,8 bilhões de ienes em maio, saldo 7,7 % menor que o do mesmo período do ano anterior, mostraram dados do governo nesta terça-feira (8), ressaltando que foi o quarto mês consecutivo de superávits.

Em abril, o país registrou superávit de 187,4 bilhões ienes, queda de 76,1% na comparação com o mesmo mês em 2013.

Entre os principais componentes do saldo em conta corrente, um dos maiores indicadores de comércio internacional, é a balança comercial, que registrou déficit de 675,9 bilhões de ienes no quinto mês do ano, informou o Ministério das Finanças em um relatório preliminar.

Em maio, as importações somaram 6,394 trilhões de ienes, queda de 0,4% ante o mesmo mês em 2013, enquanto as exportações subiram pelo 15º mês consecutivo, registrando alta de 2% em termos anuais, para 5,718 trilhões de ienes.

Entretanto, o resultado da conta primária, que mede o quanto o país ganha a partir de investimentos no exterior, teve superávit equivalente a 14,5 bilhões de dólares.

*Para ver as tabelas com os dados completos, consulte o site do Ministério das Finanças do Japão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários