Economia japonesa sofre o maior revés em mais de 5 anos

O PIB do Japão foi revisado 7,1% no segundo trimestre, a maior queda desde 2009.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A economia do Japão sofreu seu pior revés em mais de cinco anos no segundo trimestre de 2014, aumentando a preocupação de que o aumento do imposto sobre vendas a partir de 1º de abril teve um impacto maior sobre a economia do que inicialmente se acreditava, mostraram dados do governo segunda-feira (8).

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão foi revisado para queda de 7,1% em base anualizada no período de abril a junho ante o trimestre anterior, abaixo da leitura preliminar de 6,8% em 13 de agosto, segundo dados do Escritório do Gabinete

O resultado foi pior que a mediana de previsões do mercado, que estimavam queda de 7%. Além disso, a contração foi a maior desde o período de janeiro a março de 2009, quando o país registrou queda recorde de 15%, um resultado diretamente ligado a crise financeira global de 2008, que atingiu as exportações e a atividade industrial do Japão. Alguns analistas agora esperam que a economia praticamente não cresça no ano fiscal atual até março de 2015.

Na comparação diretamente ao trimestre anterior, a contração do PIB – o valor total dos bens e serviços produzidos no país – correspondeu a um recuo de 1,8%, também abaixo da leitura preliminar em 13 de agosto, que foi de 1,7%.

A revisão negativa reflete, em grande parte, o recuo maior que o esperado nos gastos de capitais e uma queda mais profunda nos gastos de consumidores, sugerindo que a economia pode enfrentar dificuldades para superar o aumento do imposto sobre vendas ocorrido em abril.

O banco central do país disse anteriormente que a inflação de consumidores caminhará para a meta de 2% enquanto a economia crescer acima de seu potencial, visto como em cerca de 0,5%. Os dados mais recentes sugerem que isso está em risco, com vários analistas esperando crescimento ainda menor.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio sobe, mesmo com PIB ruim do Japão

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Japão registra superávit em conta corrente de US$ 3,9 bilhões em julho

Related Posts