Índice coincidente da economia japonesa tem 1ª queda após três altas seguidas

O declínio é atribuído à redução nas exportações de automóveis e de outros produtos derivados.

Do Mundo-Nipo com Agências

O índice coincidente composto do Japão, que mede as condições atuais de negócios do país, caiu em novembro do ano passado, marcando a primeira queda em três meses, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (9), ressaltando que o recuo do índice foi devido, em parte, a uma redução nas exportações de automóveis durante o penúltimo mês de 2014.

Em novembro, o índice recuou 1,3 ponto em relação ao mês anterior, situando-se em 108,9 pontos contra a base de 100 estabelecida em 2010, informou o gabinete oficial do governo japonês (Cabinet Office) em um relatório preliminar.

O mês foi marcado por uma piora dos indicadores antecedentes, que mede as expectativas da economia para os três próximos meses. No período, o indicador caiu para 103,8 ante 104,5 do mês diretamente anterior. Foi a segunda queda mensal consecutiva. Além disso, o resultado veio abaixo das estimativas medianas de 104,9 projetadas pelo mercado.

Já os indicadores passados, que são usados para confirmar o desempenho econômico dos três meses anteriores, tiveram alta, de 118,6 para 119,9 pontos.

O índice coincidente é considerado o “indicador chave” da economia japonesa. Ele é calculado usando como base a análise de uma série de dados, tais como indicadores da produção industrial, emprego e gastos dos consumidores.

O declínio em novembro é atribuído à diminuição nos embarques de automóveis e de outros produtos derivados na sequência de uma caminhada no imposto sobre o consumo, em abril do ano passado. O forte declínio nos preços do petróleo também empurrou para baixo as vendas de gás em termos de valores.

Mediante a isso, o governo deixou sua avaliação do índice inalterada ante ao mês anterior, descrevendo os resultados como “um possível ponto de inflexão em direção a um declínio.”

(Com informações da Agência Kyodo e NHK News)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar cai mais de 1% com dados externos e cortes de gastos no Brasil

Next Article

Coca-Cola inicia plano de cortes de até 1,8 mil empregos em todo o mundo

Related Posts